Benefícios da Dieta Vegetariana no Sobrepeso e Obesidade

Postado em 7 de janeiro de 2019 | Autor: Marcella Gava

Estudo avaliou os efeitos da dieta vegetariana e da redução de determinados aminoácidos sobre parâmetros nutricionais

Kahleova e colaboradores analisaram os efeitos da dieta vegetariana no controle do peso,  composição corporal e resistência insulínica em indivíduos com sobrepeso e investigaram o papel das proteínas vegetais nestes desfechos. Para isso, foram recrutados 75 indivíduos com sobrepeso e obesidade (IMC entre 28 e 40kg/m²) e randomizados em dieta vegetariana (n=38) ou dieta controle (n=37) que foi seguida por 16 semanas. O grupo dieta vegetariana foi orientado a seguir alimentação com baixo teor de gordura, composta por vegetais, grãos, legumes e frutas. Os participantes do grupo de controle foram orientados a manter a dieta habitual, que incluía produtos animais. Foi aplicado diário alimentar de 3 dias no início e ao final do estudo e mensurados peso, altura, composição corporal por DXA, e resistência insulínica (HOMA-IR).

A atividade física manteve-se semelhante entre os grupos, bem como a redução da ingestão calórica. Houve redução da ingestão de proteína animal e aumento da ingestão de proteína vegetal no grupo dieta vegetariana, com redução significativa da ingestão de leucina, isoleucina, valina e histidina. No grupo vegetariano foi observada redução significativa do IMC e peso corporal em relação ao grupo controle (p<0,001). Massa gorda e gordura visceral também reduziram no grupo dieta vegetariana, bem como o HOMA-IR. A cada 1g de redução na ingestão de proteína animal foi verificada redução de massa gorda de 0,040g, e a cada 1g de aumento da ingestão de proteína vegetal reduziu em 0,046g de massa gorda. A redução da ingestão de histidina foi associada à redução do HOMA-IR (p=0,003) e de leucina relacionou-se à redução de massa gorda (p<0,001).

Com isso, os autores concluíram que uma dieta vegetariana, baseada na ingestão de proteína vegetal, bem como a menor ingestão de histidina e leucina estão associadas à melhoras na composição corporal, com redução de peso e de resistência insulínica.

Referência:

Kahleova H et al. A  plant-based diet  in  overweight  individuals  in a  16- week  randomized clinical  trial: metabolic  benefits  of  plant  proteinNutr Diabetes. 2018 Nov 2;8(1):58.