>


Cirrose pode causar deficiência de selênio

Postado em 18 de março de 2016 | Autor: Alweyd Tesser

Resultados de um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition indicam que a cirrose grave provoca deficiência de selênio  em alguns pacientes e isso pode estar associado com o comprometimento do metabolismo de selenometionina.
 
Burk e colaboradores conduziram um estudo randomizado e controlado para determinar se a cirrose está associada com a deficiência de selênio funcional (a falta de selênio para o processo de síntese selenoproteína) e, se for, se a deficiência está associada com disfunção no metabolismo de selenometionina.
 
Pacientes com classificação Child-Pugh (CP) classes A, B e C (cirrose leve, moderada e grave, respectivamente) foram suplementados com placebo ou valores supra nutricionais de selênio, como selenato (200 ou 400 ug/dia) ou como selenometionina (200 ug/dia) por 4 semanas. 
 
Antes e depois da suplementação, foram avaliadas a concentração plasmática de selenoproteína P (SEPP1) e a atividade da glutationa peroxidase (GPx), este último devido em grande parte à GPx3, selenoproteína secretada pelos rins.
 
De acordo com os resultados, a atividade da GPx foi maior em ambas as doses de selenato quando comparadas ao placebo, em pacientes com classificação CP classe B. No entanto, a atividade dessa enzima não foi aumentada na suplementação de selenometionina em comparação com placebo em pacientes com a mesma classificação. A suplementação de selenato aumentou os níveis séricos de selênio 400 mcg a mais que o placebo em pacientes com classificação CP classe C.
 
“Podemos interpretar os resultados do estudo atual como apoiando a hipótese de que a cirrose provoca deficiência de selênio em alguns pacientes, ao alterar o metabolismo da selenometionina, e a incidência da deficiência de selênio aumenta à medida que a cirrose se torna mais grave”, concluem os autores.
Referência (s)

Burk RF, Hill KE, Motley AK, Byrne DW, Norsworthy BK. Selenium deficiency occurs in some patients with moderate-to-severe cirrhosis and can be corrected by administration of selenate but not selenomethionine: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2015; 102(5):1126-33.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter