fbpx

Quais são as recomendações nutricionais para pacientes em diálise peritoneal?

Postado em 24 de setembro de 2020 | Autor: Natália Lopes

É importante ter atenção ao consumo de proteínas, fósforo e potássio

A diálise peritoneal é um tipo de terapia renal substitutiva indicada para pacientes com doença renal crônica em estágio 5, que apresentam taxa de filtração glomerular < 15ml/min.Na diálise peritoneal a própria membrana peritoneal do paciente é utilizada como filtro semipermeável e o líquido de diálise (dialisato) é colocado na cavidade abdominal e drenado, através de um cateter (tubo flexível biocompatível). O dialisato é composto por glicose e tem a finalidade de aumentar a osmolaridade da solução e resultar na remoção de líquido e toxinas do espaço vascular para a cavidade peritoneal, para serem drenados e eliminados através de um cateter peritoneal. Os tipos mais conhecidos são: dialise peritoneal intermitente, diálise peritoneal ambulatorial contínua e diálise peritoneal automatizada.

Como deve ser a alimentação do paciente em diálise peritoneal?

É importante que o paciente receba orientação nutricional a cerca de energia, macro e micronutrientes. Podemos destacar:

– Energia: deve estar de acordo com o estado nutricional do paciente (30 a 35kcal/kg/dia)

– Dieta hiperproteica (1,0 a 1,2g/kg/dia), capaz de repor as perdas de aminoácidos e peptídeos durante o procedimento dialítico e proteólise muscular

– Carboidrato: aproximadamente 35% por via oral, pois devemos considerar a glicose do dialisato absorvida

– Hipossódica

– Controle da ingestão de fósforo e potássio de acordo com os exames bioquímicos. Alimentos fonte de potássio: frutas secas, feijão e ervilha, nozes, carne, leite, frutas e vegetais e também nos substitutos do sal; alimentos fonte de fósforo: leite, queijo, nozes, feijão e ervilha

– Líquidos: sem restrição

Importante: o consumo de carambola deve ser evitado por esse grupo, visto que a fruta é rica em caramboxina, uma substância tóxica para esses pacientes.

 

Referências:

Ikizler TA, Burrowes JD, Byham-Gray LD, et al; KDOQI Nutrition in CKD Guideline Work Group. KDOQI clinical practice guideline for nutrition in CKD: 2020 update. Am J Kidney Dis. 2020;76(3)(suppl 1):S1-S107.

National Kidney Fundation 

ROSSI, Luciana; POLTRONIERI, Fabiana. Tratado de Nurição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

Sociedade Brasileira de Nefrologia

Leia também