Consumo de fruta rica em polifenois melhora função vascular

Postado em 20 de dezembro de 2013 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

Estudo publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que a ingestão de mirtilo, fruta rica em polifenois, melhora a função vascular aguda em indivíduos saudáveis.

Trata-se de um estudo clínico duplo-cego, randomizado e controlado por placebo que avaliou 21 homens saudáveis entre 18 e 40 anos de idade. Os pesquisadores realizaram a avaliação vascular pela técnica de dilatação mediada por fluxo (FMD) e investigaram a absorção e metabolismo de polifenois. Esses parâmetros foram avaliados antes do consumo e após 1, 2, 3, 4 e 6 horas após o consumo de mirtilo contendo 766, 1278, e 1791 mg de polifenois (equivalente a 240, 400 e 560g de mirtilos frescos, respectivamente).

Os indivíduos selecionados para o estudo foram orientados a não consumir por 24 horas antes e durante o estudo: alimentos ricos em polifenois (incluindo frutas, legumes, cacau, chocolate, café, chá e vinho), bem como vegetais de folhas verdes e beterraba, além de evitar bebidas alcoólicas e não realizar exercícios físicos de alta intensidade.

Foi observada melhora no fluxo sanguíneo após 6 horas do consumo de mirtilo em todas as doses testadas. No entanto, em 1 h após o consumo, a melhora da função vascular endotelial foi observada na dose de 766 mg e também em doses menores com 319 e 639 mg de polifenois, sugerindo que doses menores já proporcionam efeitos benéficos. Segundo os autores, a melhora da função vascular esteve associada com o aumento de metabólitos dos polifenois circulantes e por diminuição de metabólitos que levam ao estresse oxidativo.

De acordo com estudos anteriores os principais polifenois presentes no mirtilo, que também é conhecido como blueberry, em inglês, são as antocianinas, flavanols e ácido cumárico. “Nossos dados fornecem a primeira evidência de que os polifenois presentes no mirtilo podem ser responsáveis por melhorar a função endotelial em indivíduos saudáveis”, comentam os autores.

“Em conclusão, este estudo sugere que o consumo de mirtilo na porção de 100 a 240g (equivalentes a 319, 639, e 766 mg de polifenois) podem ter relevância para a manutenção da saúde. Entretanto, a ingestão desses polifenois não precisa ser restrita apenas ao mirtilo, mas pode ser alcançada através da ingestão de outras frutas e alimentos ricos em polifenois”, concluem.

Leia mais:

Quais sãos os benefícios do consumo de polifenóis para indivíduos diabéticos?

Qual o papel dos flavonoides na saúde humana?

Referência (s)

Rodriguez-Mateos A, Rendeiro C, Bergillos-Meca T, Tabatabaee S, George TW, et al. Intake and time dependence of blueberry flavonoid-induced improvements in vascular function: a randomized, controlled, double-blind, crossover intervention study with mechanistic insights into biological activity. Am J Clin Nutr. 2013;98(5):1179-91.

Cadastre-se e receba nossa newsletter