Desnutrição é fator preditivo de sobrevivência em pacientes submetidos a pancreaticoduodenectomia

Postado em 19 de dezembro de 2014 | Autor: Alweyd Tesser

De acordo com um estudo publicado na edição de dezembro do Journal of American College of Surgeons. A desnutrição é um fator importante para  prever a sobrevivência a longo prazo em pacientes idosos submetidos a pancreaticoduodenectomia (PD – também conhecido como o procedimento de Whipple), procedimento para tratar tumores e cistos benignos no pâncreas, bem como pancreatite.
 
O objetivo do estudo foi analisar o efeito do procedimento de Whipple sobre a sobrevivência a longo prazo. Os autores procuraram examinar o efeito da desnutrição em pacientes com 65 anos ou mais em comparação com pacientes com idade inferior a essa. Os pesquisadores analisaram dados clínicos em 305 pacientes que se submeteram à PD para doença pancreática benigna em um hospital americano, entre 1995 e 2013. A desnutrição foi classificada de acordo com as diretrizes da Sociedade Americana de Geriatria com critérios para o risco de desnutrição grave (RDG) no pré-operatório.
 
Em seguida, os pesquisadores classificaram os pacientes em 2 grupos: idosos e não-idosos. Os participantes também foram classificados como tendo ou não RDG. Eles então compararam a sobrevida de pacientes geriátricos e não-geriátricos com e sem RDG.
 
Os resultados revelaram que RDG foi um preditor independente de sobrevivência a longo prazo. Os pacientes geriátricos com RDG pré-operatória tinha a sobrevivência a longo prazo diminuída significativamente após PD por doença benigna, com cerca de 1 em 3 pacientes mortos em 5 anos, em comparação com 1 em 14 pacientes sem RDG.
 
No entanto, não houveram diferenças significativas entre os pacientes mais jovens com e sem RDG. Os autores do estudo observaram que esses resultados sugerem que o efeito da RDG na sobrevivência a longo prazo é diferente entre pacientes jovens e idosos.
 
“A desnutrição afeta pessoas mais velhas que são submetidas ao procedimento de Whipple de forma muito diferente do que os pacientes mais jovens. Há uma falta de reserva nutricional em pacientes idosos que os adultos mais jovens têm. Dessa forma, os pacientes idosos não podem compensar a desnutrição quando submetidos a esse procedimento”, concluem os autores.
 
Referência (s)

Sanford DE, Sanford AM, Fields RC, Hawkins WG, Strasberg SM, Linehan DC. Severe nutritional risk predicts decreased long-term survival in geriatric patients undergoing pancreaticoduodenectomy for benign disease. J Am Coll Surg. 2014;219(6):1149-56.

Cadastre-se e receba nossa newsletter