>


Dia mundial da alimentação 2016

Postado em 14 de outubro de 2016 | Autor: Alweyd Tesser

Comemorado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação celebra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Neste ano, com o tema “O clima está mudando. A Alimentação e a Agricultura também”, a FAO chama atenção para as relações entre as mudanças climáticas e as formas de produzir e consumir alimentos.
 
Um dos maiores problemas relacionados com a mudança climática é a segurança alimentar. Os pequenos agricultores, pescadores e pastores, são os mais afetados pelas altas temperaturas, secas e desastres relacionados ao clima.
 
Ao mesmo tempo, estima-se que o número de habitantes do planeta chegue a 9,6 bilhões de pessoas em 2050. Para poder suprir as necessidades de tanta gente, a agricultura e os sistemas alimentares precisam se adaptar aos efeitos adversos do clima, tornando-se mais resistentes, produtivos e sustentáveis.
 
Segundo a FAO, produzir alimentos de forma sustentável significa adotar práticas que produzem mais com menos e utilizar os recursos naturais criteriosamente. Significa, também, reduzir as perdas de alimentos por meio de melhorias na colheita, armazenamento, embalagem, transporte, infraestrutura, venda, além de implantar medidas institucionais e legais. 
 
A mensagem “o clima está mudando: a alimentação e a agricultura também”, reflete um momento crucial, no qual a celebração do dia mundial da alimentação ocorrerá pouco antes da próxima Conferência sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontecerá entre 7 a 18 de novembro no Marrocos.
 
A Organização pede aos países para que abordem a alimentação e a agricultura em seus planos de ação climática e invistam mais no desenvolvimento rural.
Referência (s)

Food and Agriculture Organization of the United Nations. Climate is changing. Food and agriculture must too. Disponível em: http://www.fao.org/world-food-day/2016/theme/en/. Acessado em: 13/10/2016.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter