fbpx


Dieta Vegetariana vs. Dieta Onívora: efeitos sobre o desempenho físico

Postado em 11 de março de 2021 | Autor: Aline Palialol

A suplementação proteica para os veganos foi de soja, enquanto para os onívoros, foi de soro de leite

Quando uma pessoa opta por uma dieta vegetariana ou vegana, o primeiro questionamento é: e a proteína? Hoje, sabe-se que é possível ter uma dieta com restrição de produtos de origem animal sem prejuízos à saúde, desde que o praticante dessa alimentação faça as corretas substituições, com auxílio de profissional capacitado, como um nutricionista.

Para esclarecer essa dúvida, um estudo realizado com jovens de 22 a 23 anos, investigou a relação da dieta vegana e onívora com o desempenho em treinos de resistência. 19 jovens veganos e 19 jovens onívoros com aproximadamente 72,7 e 73,3 kg, respectivamente, foram submetidos a um treinamento de resistência supervisionado por 12 semanas.

Durante esse período a ingestão proteica foi definida em 1,6g de proteína/kg de peso por dia. Sendo que, para os veganos a proteína suplementar foi a de soja e para os onívoros, de leite (whey protein). A ingestão alimentar geral foi monitorada a cada 4 semanas e a massa magra da perna, o músculo inteiro, a área transversal da fibra muscular e a força desempenhada no exercício de leg-press foram avaliados antes e depois da intervenção.

Os resultados do estudo apresentaram aumento da musculatura e força para ambos os grupos, ou seja, aqueles que praticaram uma dieta exclusivamente à base de vegetais + suplementação de isolado proteico de soja e aqueles que se alimentaram de uma dieta mista + suplementação de proteína do soro do leite não tiveram diferenças relevantes. Portanto, o estudo sugere que a fonte proteica não interfere na resposta anabólica de jovens que consomem quantidades coerentes de proteína.

Referência

Hevia-Larraín, V., Gualano, B., Longobardi, I. et al. High-Protein Plant-Based Diet Versus a Protein-Matched Omnivorous Diet to Support Resistance Training Adaptations: A Comparison Between Habitual Vegans and Omnivores. Sports Med (2021).

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter