Efeito antioxidante e hepatoprotetor de cogumelo na doença hepática alcoólica

Postado em 16 de abril de 2018 | Autor: Marcella Gava

Pleurotus geesteranus (PG) é uma espécie de cogumelo bastanteutilizado na culinária mundial. Número crescente de estudos demonstrou quemuitos componentes bioativos abundantes nestes cogumelos (proteínas,polissacarídeos e aminoácidos, minerais como cálcio, fósforo e ferro, etc. evitaminas, como tiamina, riboflavina e niacina) podem ser úteis em determinadassituações clínicas. Dentre estes componentes, se destacam os polissacarídeos porseus efeitos farmacológicos.

Estudo investigou os efeitos doPG na doença hepática alcoolica (DHA) induzida em ratos. Para isso, setentacobaias foram divididas em Grupo Controle (GC), Grupo Modelo (GM) e GrupoExperimento (GE), recebendo doses de 2000mg/kg, 4000mg/kg e 6000mg/kg depolissacarídeos de PG durante 14 ou 28 dias. Após a administração do PG, todos os grupos, menos GC, receberam umainjeção de álcool a 50% para indução da DHA. No final do processo, os ratosforam sacrificados e foram avaliados parâmetros bioquímicos, peso, atividade docitocromo P450 2E1 (CYP2E1), atividade antioxidante, presença de citocinasinflamatórias, níveis de lipídeos hepáticos, e análise histopatológica.

Resultados demonstraram que quandocomparado ao GM, o GE apresentou:

– Redução da atividade do CYP2E1e Mieloperoxidase, e aumento da atividade da enzima Alcool Desidrogenase e Acetaldehidro desidrogenase, ações que representam papel protetor do PG sobre o danohepático;

– Redução das concentraçõesplasmáticas de TNF alfa, IL-6 e IL-1 beta, evidenciando o efeitoanti-inflamatório do PG;

– Diminuição das concentraçõeshepática de colesterol total e triglicérides;

– Redução das concentrações deAspartato aminotransferase, alanina aminotransferase e fosfatase alcalina;

– Diminuição da zona necróticadas células hepáticas, com aumento da integridade celular.

Com esses resultados, os autoresconcluíram que a ingestão de polissacarídeos do cogumelo PG apresentoupotenciais efeitos hepatoprotetores e anti-inflamatórios contra a DHA, podendoser útil para prevenção e melhora dessa doença e de suas complicações.

 

Referência:

Song X et al. Antioxidant and
hepatoprotective effects of intracellular mycelium polysaccharides from
Pleurotus geesteranus against alcoholic liver diseases.
Int J Biol Macromol. 2018 Apr 4;114:979-988.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter