fbpx

Efeitos da Leucina sobre a sarcopenia

Postado em 3 de agosto de 2020 | Autor: Marcella Gava

A suplementação com leucina interferiu na performance física e a função muscular respiratória em idosos

Estudo avaliou a eficácia da administração de leucina na melhora da massa muscular, força muscular, performance funcional e função do músculo respiratório em idosos institucionalizados. Para isso foi realizado um estudo randomizado, controlado, com idosos acima de 65 anos, institucionalizados e que pudessem realizar as atividades necessárias para o estudo. Um grupo recebeu leucina e o outro placebo (lactose) em pó, sendo administrados 3g em água ou suco após o desjejum e 3g no período vespertino. Foi mensurada sarcopenia e espirometria de acordo com protocolos próprios. Também foram coletadas amostras de sangue para análises bioquímicas. Os participantes receberam o tratamento durante 13 semanas, sendo colidas todas as variáveis mensalmente nesse período.

A idade média dos participantes foi de 78,9 anos, contando com 42 participantes que concluíram o estudo (14 homens e 29 mulheres). Não houve diferença entre as variáveis nos dois grupos no inicio do estudo e tampouco nas calorias ingeridas entre os grupos durante todo o tratamento. Após intervenção, não houve diferença entre os grupos quanto ao índice de massa muscular, força do aperto de mão e tempo de marcha, circunferência da panturrilha, área do braço, índice de massa gorda, função cognitiva, Mini avaliação nutricional, risco de desnutrição e parâmetros de função respiratória, função máxima inspiratória  e pico de fluxo expiratório, tampouco quanto aos valores bioquímicos e inflamatórios. O tempo necessário para completar o percurso para avaliação de tempo de marcha foi maior no grupo placebo em relação ao grupo leucina (p=0,011) e houve uma redução na força muscular respiratória também no grupo placebo (p=0,026).

Dessa maneira, os autores concluíram que a suplementação com leucina foi capaz de melhorar a performance física e a função muscular respiratória em idosos institucionalizados, podendo apresentar benefícios sobre a sarcopenia.

Referência

Martínez-Arnau FM et al. Effects of Leucine Administration in Sarcopenia: A Randomized and Placebo-controlled Clinical Trial. Nutrients 2020, 12, 932

Leia também