Efeitos de polissacarídeos do Ginseng: redução do nível de colesterol plasmático e prevenção de neoplasia intestinal

Postado em 30 de outubro de 2017 | Autor: Marcella Gava Brandolis

A raiz do Ginseng asiático (Panax ginseng C.A. Meyer) tem sidoutilizada há séculos pela medicina oriental para melhorar o bem-estar geral ealiviar várias condições médicas através da ação dos ginsenosídeos. Mas poucosestudos foram feitos com o fruto do ginseng. Wan e colaboradores realizaram em estudocom o objetivo de avaliar os efeitos dos polissacarídeos do fruto do ginsengsobre os níveis de lipídeos plasmáticos, inflamação intestinal em  neoplasia quimicamente induzidas, equimioprevenção do câncer em diferentes modelos experimentais.

Foram testadas duas preparaçõesde polissacarídeos: extrato regular de polissacarídeo de fruto de ginseng(GBPE) e uma porção do polissacarídeo de fruto de ginseng (GBPP – obtido apartir de GBPE apenas com componentes de baixo peso molecular). As cobaiasforam divididas em 5 grupos: grupo controle; grupo baixa dose de GBPE(50mg/kg); grupo alta dose de GBPE (150mg/kg); grupo baixa dose de GBPP(50mg/kg); grupo alta dose de GBPP (150mg/kg), sendo fornecido 1x/dia durante15 dias consecutivos.

Foi observado que as duaspreparações de ginseng reduziram significativamente os níveis de colesterol etriglicérides plasmáticos, sem alteração de peso corporal. Nos ratos com coliteaguda induzida, GBPE e GBPP melhoraram significativamente o aumento do índicede atividade da doença intestinal e inibiram a redução do comprimento do cólon.Além disso, os polissacarídeos do fruto suprimiram significativamente o nívelde citocinas pró inflamatórias e atenuaram a tumorigênese. Os resultadosobtidos foram dose-dependentes.

Em testes in vitro, foramutilizadas células humanas de câncer de colon HCT-116 e HT-29. Ospolissacarídeos apresentaram efeitos anti-proliferativos em HCT-116 superioresque em HT-29, sendo que o GBPE apresentou efeitos inibitóriossignificativamente mais fortes que o GBPP.

Com estes resultados, os autoressugerem que polissacarídeos do fruto de ginseng podem ter um papel terapêuticono manejo de altos níveis de lipídeos, inflamação intestinal e atenuação deneoplasias de cólon.

 

Referência

Wan JY,
Huang WH,
Zheng W,
Park CW,
Kim SH,
Seo DB,
Shin KS,
Zeng J,
Yao H,
Sava-Segal C,
Wang CZ,
Yuan CS.
Multiple Effects of Ginseng Berry Polysaccharides: Plasma Cholesterol
Level Reduction and Enteric Neoplasm Prevention
. Am J Chin Med.
2017;45(6):1293-1307

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter