Foram testadas duas preparaçõesde polissacarídeos: extrato regular de polissacarídeo de fruto de ginseng(GBPE) e uma porção do polissacarídeo de fruto de ginseng (GBPP – obtido apartir de GBPE apenas com componentes de baixo peso molecular). As cobaiasforam divididas em 5 grupos: grupo controle; grupo baixa dose de GBPE(50mg/kg); grupo alta dose de GBPE (150mg/kg); grupo baixa dose de GBPP(50mg/kg); grupo alta dose de GBPP (150mg/kg), sendo fornecido 1x/dia durante15 dias consecutivos.
Foi observado que as duaspreparações de ginseng reduziram significativamente os níveis de colesterol etriglicérides plasmáticos, sem alteração de peso corporal. Nos ratos com coliteaguda induzida, GBPE e GBPP melhoraram significativamente o aumento do índicede atividade da doença intestinal e inibiram a redução do comprimento do cólon.Além disso, os polissacarídeos do fruto suprimiram significativamente o nívelde citocinas pró inflamatórias e atenuaram a tumorigênese. Os resultadosobtidos foram dose-dependentes.
Em testes in vitro, foramutilizadas células humanas de câncer de colon HCT-116 e HT-29. Ospolissacarídeos apresentaram efeitos anti-proliferativos em HCT-116 superioresque em HT-29, sendo que o GBPE apresentou efeitos inibitóriossignificativamente mais fortes que o GBPP.
Com estes resultados, os autoressugerem que polissacarídeos do fruto de ginseng podem ter um papel terapêuticono manejo de altos níveis de lipídeos, inflamação intestinal e atenuação deneoplasias de cólon.
Referência
Wan JY,
Huang WH,
Zheng W,
Park CW,
Kim SH,
Seo DB,
Shin KS,
Zeng J,
Yao H,
Sava-Segal C,
Wang CZ,
Yuan CS.
Multiple Effects of Ginseng Berry Polysaccharides: Plasma Cholesterol
Level Reduction and Enteric Neoplasm Prevention. Am J Chin Med.
2017;45(6):1293-1307