fbpx


Efeitos ineficazes da vitamina D na pressão arterial

Postado em 2 de abril de 2015 | Autor: Alweyd Tesser

 

De acordo com uma metanálise publicada no Journal of American Medical Association, a suplementação de vitamina D é ineficaz para a redução da pressão arterial e não deve ser utilizada no controle da doença.
 
Os autores afirmam que alguns estudos sugerem que a vitamina D pode ter um efeito pequeno, mas significativo na redução da pressão arterial, no entanto outros demonstraram resultados conflitantes, e a partir dessas informações surgiu o interesse pelo estudo.
 
Foram incluídos ensaios clínicos randomizados, controlados com placebo que utilizaram a suplementação de vitamina D por um período mínimo de 4 semanas para qualquer indicação e relatados de dados da pressão arterial. 
 
A metanálise incluiu 46 estudos (4.541 participantes) e os dados individuais dos pacientes foram obtidos em 27 estudos (3.092 participantes). 
 
Os resultados dos ensaios sugerem que a vitamina D não teve efeito sobre a pressão arterial sistólica ou diastólica. Resultados semelhantes foram encontrados na análise de dados dos pacientes individuais para a pressão arterial sistólica (tamanho do efeito, -0,5 mm Hg [IC 95%, -1,3 para 0,4], P = 0,27; I2 = 0%) e pressão arterial diastólica (tamanho do efeito, 0,2 mm Hg [IC 95%, -0,3 a 0,7]; p = 0,38; I2 = 0%). 
 
Segundo os autores, envelhecimento, obesidade, tabagismo e inatividade pode afetar os níveis de vitamina D e predispor a doença. Baixos níveis de vitamina D também pode resultar de uma doença, em vez de causá-la. Portanto, a vitamina D pode ter efeitos positivos sobre a saúde cardiovascular que a medida de pressão arterial não pode avaliar. Por exemplo, a vitamina D pode afetar a função endotelial ou coagulação do sangue, observam os autores. No entanto, os autores concluíram que os resultados desta análise não dão suporte ao uso de vitamina D ou seus análogos como um tratamento individual ou como uma intervenção a nível populacional para reduzir a hipertensão. “A falta de eficácia do tratamento de vitamina D sobre a pressão arterial também argumenta contra a avaliação de rotina dos níveis séricos dessa vitamina em pacientes com hipertensão”, afirmam.

 

Referência (s)

Beveridge LA, Struthers AD, Khan F, Jorde R, Scragg R, Macdonald HM, et al. Effect of Vitamin D Supplementation on Blood Pressure: A Systematic Review and Meta-analysis Incorporating Individual Patient Data. JAMA Intern Med. 2015 [Epub ahead of print]

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter