Empresas deixarão de vender refrigerantes em escolas

Postado em 24 de junho de 2016 | Autor: Alweyd Tesser

A partir de agosto de 2016, a Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil vão ajustar o portfólio de bebidas vendidas diretamente às cantinas de escolas no país. A principal mudança é que as empresas venderão às escolas para crianças de até 12 anos (ou com maioria de crianças de até essa idade) apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos. O novo portfólio tem como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências.
 
No comunicado conjunto, as empresas reconhecem que “crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo”. 
 
A política valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. Em relação às demais, aquelas que se abastecem em outros pontos de venda (supermercados, redes de atacados e adegas, por exemplo), haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes por meio da qual todos serão convidados a se unir à iniciativa.
 
Desde março de 2016, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir) passou a recomendar às indústrias que suspendessem a propaganda de seus produtos voltados para crianças até 12 anos, “seguindo uma tendência mundial”.
Referência (s)

Coca Cola Brasil. RELEASES. COCA-COLA BRASIL, AMBEV E PEPSICO BRASIL ANUNCIAM MUDANÇA NO PORTFÓLIO DE BEBIDAS PARA ESCOLAS EM TODO O PAÍS. Disponível em: https://www.cocacolabrasil.com.br/imprensa/release/coca-cola-brasil-ambev-e-pepsico-brasil-anunciam-mudanca-portfolio-para-escolas/. Acessado em: 24/06/2016

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter