Impacto no consumo alimentar após uma intervenção multinível – acesso e demanda

Postado em 4 de dezembro de 2017 | Autor: Marcella Gava Brandolis

Obesidade e outras doenças crônicas relacionadas àalimentação se tornaram os maiores contribuintes para morbidade e mortalidadeprecoce no mundo. Gittelsohn e colaboradores realizaram um estudo com oobjetivo de avaliar o impacto de um programa de intervenção multinível –operado em diferentes níveis do ambiente alimentar – na compra de alimentossaudáveis por adultos e crianças.

A intervenção B’more Healthy Communities for Kids(BHCK) trabalhou com ações no mercado atacadista (n = 3), em lojas de conveniência(n = 50), supermercados (n = 30), centro de recreação (n = 28), nível doméstico (n = 365) e com crianças e seuscuidadores para melhorar a disponibilidade, compra e consumo de alimentos ebebidas mais saudáveis ​​(baixo teor de açúcar e baixo teor de gordura). Oestudo foi realizado em 14 bairros de uma comunidade de baixa renda, e osresultados foram comparando com 14 bairros onde as intervenções não foram realizadas.

Os atacadistas foram convidados a comercializarprodutos mais saudáveis, e para as lojas de conveniência e supermercados foisugerido ter em estoque e/ou realizar preparações com esses mesmos produtos. Osalimentos foram promovidos através de cartazes físicos e em redes sociais, etiquetanas prateleiras, distribuição de amostras, folhetos com explicações sobre osbenefícios do consumo, além de atividades educacionais realizadas nas própriaslojas ou nos centros de recreação.

Ao final das intervenções foi verificado que asvendas de produtos promovidos aumentaram nos mercados atacadistas. A estocagemdestes produtos melhorou nas lojas de conveniência, mas não em supermercados, nãohavendo nenhuma alteração nas vendas totais. Crianças mais expostas àintervenção aumentaram sua frequência de compra dos produtos promovidos, emboraa melhoria não tenha sido observada para adultos responsáveis por elas.

A partir deste estudo, os pesquisadores concluíramque uma intervenção multinível no meio ambiente de alimentos em uma comunidadeurbana de baixa renda melhorou aspectos dosistema alimentar, levando ao aumentoda compra de alimentos saudáveis ​​em crianças. Estas intervenções podem, de fato, melhorar as opçõesdisponíveis para as comunidades (acesso), bem como o comportamento doconsumidor (demanda).

 

Referência:

Gittelsohn J, Trude AC, Poirier L, Ross A, Ruggiero C, Schwendler T, Anderson Steeves E. The
Impact of a Multi-Level Multi-Component Childhood Obesity Prevention
Intervention on Healthy Food Availability, Sales, and Purchasing in a
Low-Income Urban Area.  
Int J Environ
Res Public Health.
2017 Nov 10;14(11).

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter