A nutricionista Giliane Belarmino, é especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP (Grupo de Nutrição Humana), aluna de doutorado do departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e pesquisadora da equipe Metanutri, também na FMUSP. Como pesquisadora, atua na área de composição corporal, e em entrevista exclusiva ao Nutritotal esclarece algumas dúvidas relacionadas ao índice de adiposidade corporal, método pouco conhecido que é utilizado para avaliar gordura corporal. Confira:
1. O que é o índice de adiposidade corporal?
O Índice de Adiposidade Corporal, mais conhecido como IAC, é um método utilizado para medir a gordura corporal. Para o cálculo desse índice são utilizadas medidas antropométricas, como circunferência do quadril e altura.
2. Qual a diferença entre o IAC e o IMC?
Ao contrário do Índice de Massa Corporal (IMC), considerado um método prático, barato e geralmente utilizado para diagnóstico de gordura corporal, o IAC é calculado sem o uso de peso.
3. Como o IAC foi desenvolvido?
Para desenvolver o IAC, Richard Bergman, da Universidade do Sul Califórnia, em Los Angeles, e colaboradores analisaram as características, tais como gênero, idade, altura, peso, circunferência do quadril de cerca de 1.733 mexico-americanos que melhor se associassem com a gordura corporal medida através do uso da absortometria radiológica de dupla energia, conhecida como DXA.
Os pesquisadores observaram uma forte correlação da gordura corporal com as medidas de altura e circunferência do quadril. A partir dessas características, os pesquisadores desenvolveram uma equação para o cálculo do índice de adiposidade corporal e validaram numa população de 223 afro-americanos.
4. Como IAC é calculado?
O cálculo do IAC utiliza a altura em metros e a circunferência do quadril em centímetros na fórmula abaixo:
5. Como interpretar o resultado?
Há diversos parâmetros disponíveis para classificação de porcentagem de gordura corporal através do IAC. Um deles, apresentado na tabela abaixo, é do American College of Sports Medicine.
6. Qual a limitação do IAC?
O estudo de validação do IAC apresentou ótimos resultados, sendo um método considerado barato, prático e não invasivo. No entanto, sua aplicação em outras populações (homens e mulheres de outras etnias) ainda é necessária.
Além disso, como todo método de avaliação nutricional, o diagnóstico nutricional não pode ser definido apenas com uma ferramenta. E além do uso de outras ferramentas, é necessária a opinião de um nutricionista.
Leia também
Cras dapibus nec magna ac pulvinar. Vivamus efficitur rhoncus ullamcorper. Praesent lacinia purus ullamcorper blandit aliquet. Nunc eu auctor lectus. Duis pellentesque odio quis vulputate egestas.