fbpx


Indivíduos com deficiência de vitamina D têm duas vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com esquizofrenia

Postado em 22 de dezembro de 2014 | Autor: Raquel Susana Matos de Miranda Torrinhas

De acordo com metanálise publicada no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, indivíduos com deficiência de vitamina D têm duas vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com esquizofrenia do que indivíduos com níveis normais dessa vitamina. O interesse pelo estudo surgiu da observação de que a esquizofrenia é mais prevalente em latitudes elevadas e em climas frios, com pouca disponibilidade de luz solar para estimular a produção natural de vitamina D pela pele.
 
Os autores rastrearam estudos observacionais sobre a relação entre níveis sanguíneos de vitamina D e esquizofrenia, publicados até outubro de 2013 nos bancos de dados do PubMed, ISI (Web of Science), Scopus e Google Scholar. A metanálise incluiu um total de 19 estudos, selecionados por critérios de exclusão específicos, a partir de todos os estudos observacionais que mediram níveis de vitamina D no soro de pacientes esquizofrênicos. Combinados, os estudos incluídos analisaram os níveis de vitamina D e a saúde mental de 2.804 participantes adultos.
 
Os dados evidenciaram que pessoas com esquizofrenia tinham níveis significativamente mais baixos de vitamina D no sangue, em comparação com os grupos controle sem esquizofrenia. De tal forma que 65% dos participantes com esquizofrenia apresentaram deficiência em vitamina D. A diferença média em níveis de vitamina D entre pacientes esquizofrênicos e os controles foi -5,91 ng/mL. Finalmente, pessoas com deficiência de vitamina D foram 2,16 vezes mais propensos a ter esquizofrenia do que aqueles com níveis normais dessa vitamina. 
 
Frente à tendência crescente no campo da ciência da nutrição em considerar a vitamina D e sua relação com doenças como diabetes, câncer, doenças cardíacas e depressão, os resultados dessa metanálise sugerem de que a vitamina D também pode ter um impacto significativo na saúde psiquiátrica. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar como o crescente problema da deficiência de vitamina D pode afetar a nossa saúde em geral.
Referência (s)

Ghazaleh Valipour, Parvane Saneei, Ahmad Esmaillzadeh. Serum Vitamin D Levels in Relation to Schizophrenia: A Systematic Review and Meta-Analysis of Observational Studies. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2014

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter