>


Iogurte contendo probióticos melhora estado antioxidante em diabéticos tipo 2

Postado em 15 de março de 2012 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

Pesquisadores publicaram na revista científica Nutrition um estudo que demonstra que o consumo de iogurte probiótico melhora a glicemia de jejum e a função antioxidante em pacientes diabéticos tipo 2.

Os autores realizaram um estudo controlado, duplo-cego e randomizado. Foram avaliados 64 pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2), com idade de 30 a 60 anos, sendo divididos em dois grupos:

Grupo de intervenção: pacientes consumiram 300 g/dia, durante seis semanas, iogurte acrescido de duas bactérias probióticas (Lactobacillus acidophilus LA5 e Bifidobacterium lactis Bb12);

Grupo controle: pacientes consumiram 300 g/dia de iogurte convencional durante seis semanas.

Os pesquisadores avaliaram no início e no final do estudo, exames bioquímicos, recordatório alimentar de 24 horas e medidas antropométricas. Eles verificaram que a ingestão do iogurte probiótico diminuiu significativamente a glicemia de jejum (p<0,01) e hemoglobina glicosilada (A1c, p<0,05). Além disso, observaram que houve aumento da atividade das enzimas antioxidantes, como a superóxido dismutase eritrocitária (p<0,05) e glutationa peroxidase (p<0,05), bem como o aumento da capacidade antioxidante total (p<0,05), em comparação com o grupo controle.

“Os mecanismos precisos envolvidos nos efeitos antidiabéticos dos probióticos ainda são desconhecidos. Estes efeitos podem estar relacionados com uma diminuição do estresse oxidativo pelos probióticos. Além disso, os efeitos imunomoduladores e anti-inflamatórios dos probióticos e sua capacidade de modular a microbiota intestinal são considerados outros possíveis mecanismos”, comentam os autores.

“Este estudo demonstrou que o consumo de iogurte probiótico contendo L. acidophilus LA5 e B.lactis Bb12 melhorou a capacidade antioxidante e glicemia de jejum em pacientes com DM2. Estes achados sugerem que o iogurte probiótico é um alimento funcional que pode exercer função antidiabética e propriedades antioxidantes”, concluem.

 

Referência (s)

Ejtahed HS, Mohtadi-Nia J, Homayouni-Rad A, Niafar M, Asghari-Jafarabadi M, Mofid V. Probiotic yogurt improves antioxidant status in type 2 diabetic patients. Nutrition. 2011 Nov 28. [Epub ahead of print]

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter