A OMS define que tais dietas possuem baixo impacto ambiental e são acessíveis
A Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com o Ministério Mundial da Agricultura criou guia sobre padrão de dietas sustentáveis, discutindo as definições de dietas saudáveis, o papel dessas dietas em sistemas alimentares sustentáveis, o impacto que a economia e cultura exercem sobre escolhas alimentares sustentáveis e segurança alimentar.
O guia define Dieta Sustentável Balanceada como aquela que promove saúde e bem-estar em todos os aspectos da vida do indivíduo. Possuem baixo impacto ambiental, são acessíveis, econômicas, seguras e culturalmente aceitas.
Qual o objetivo desse padrão de Dieta?
A OMS relata que o objetivo principal de uma dieta sustentável balanceada é garantir desenvolvimento e crescimento adequado de todos os indivíduos, promovendo boa funcionalidade física e mental em todos os estágios da vida, contribuindo para a prevenção de qualquer forma de desnutrição.
Impacto Ambiental
Além dos objetivos relacionados a saúde da população em geral, Dietas Sustentáveis Balanceadas também visam minimizar a utilização de antibióticos e hormônios na produção alimentar, além de diminuir o uso de plásticos e derivados para embalagens de produtos alimentícios.
O guia também apresenta ações para implementação dessas dietas. Veja o documento completo o acessando aqui
Referência
FAO and WHO. 2019. Sustainable healthy diets – Guiding principles.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.