fbpx


Dietas Sustentáveis e Balanceadas

Postado em 5 de novembro de 2020 | Autor: Roberta Ciudi

A OMS define que tais dietas possuem baixo impacto ambiental e são acessíveis

A organização mundial da saúde em conjunto com o ministério mundial da agricultura criou guia sobre padrão de dietas sustentáveis, discutindo as definições de dietas saudáveis, o papel dessas dietas em sistemas alimentares sustentáveis, o impacto que a economia e cultura exercem sobre escolhas alimentares sustentáveis e segurança alimentar.

O guia define Dieta Sustentável Balanceada como aquela que promove saúde e bem-estar em todos os aspectos da vida do indivíduo. Possuem baixo impacto ambiental, são acessíveis, econômicas, seguras e culturalmente aceitas.

Qual o objetivo desse padrão de Dieta?

A OMS relata que o objetivo principal de uma dieta sustentável balanceada é garantir desenvolvimento e crescimento adequado de todos os indivíduos, promovendo boa funcionalidade física e mental em todos os estágios da vida, contribuindo para a prevenção de qualquer forma de desnutrição. 

Impacto Ambiental

Além dos objetivos relacionados a saúde da população em geral, Dietas Sustentáveis também visam minimizar a utilização de antibióticos e hormônios na produção alimentar, além de diminuir o uso de plásticos e derivados para embalagens de produtos alimentícios.

O guia também apresenta ações para implementação dessas dietas. Veja o documento completo fazendo download do PDF abaixo.

  • DOWNLOAD

Referência

FAO and WHO. 2019. Sustainable healthy diets – Guiding principles.

Cadastre-se e receba nossa newsletter