ESTRESSE HIPERGLICÊMICO EM PACIENTES CRÍTICOS

Postado em 3 de agosto de 2005 | Autor: Mônica Lourenço das Neves

Co-autores: Angélica Croccia Pereira de Carvalho, Denise Freitas Fonseca Malerba, Elysa Vanessa Lemos e Passos, Alice Mayumi Kinjo

OBJETIVO: Sinalizar a importância da Terapia Nutricional em pacientes críticos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que desenvolveram estresse hiperglicêmico, evitando assim suas complicações no caso clínico.

METODOS: Foram acompanhados 37 pacientes com terapia nutricional enteral e/ou parenteral durante o 2º semestre/2002 e 1º semestre/2003, internados na UTI de um hospital geral, onde através da observação de exames bioquímicos, a glicemia ( 80 a 110 mg/dl) destes apresentaram alterações sendo verificado que todos não eram portadores de diabetes mellitus tipo 1 e 2.

RESULTADOS: Dos pacientes estudados 24 (65%) eram do sexo masculino e 13(35%) do sexo feminino, com idade média de 60 anos variando de 20 a 80 anos. Verificou-se que a hiperglicemia por estresse metabólico está presente em diversas doenças, sinalizando ser característica do paciente crítico. Destaca-se para tal, a importância do acompanhamento contínuo da equipe multidisciplinar de terapia nutricional (EMTN), para intervenção imediata com dieta especializada.

CONCLUSÃO: A utilização de dieta especializada + insulina deve ser a conduta adotada para pacientes em estresse metabólico que desenvolvam hiperglicemia, evitando possíveis complicações do quadro clínico, demonstrando a importância da Terapia Nutricional.

Cadastre-se e receba nossa newsletter