fbpx


Guia para lancheira saudável

Postado em 22 de abril de 2021 | Autor: Aline Palialol | Tempo de leitura: 2min.

O material ainda apresenta receitas e dicas de combinações para as lancheiras

Os departamentos de obesidade infantil e nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) publicaram um e-book com orientações para a montagem de lancheiras saudáveis. Essa publicação reforça a importância do ambiente escolar na vida das crianças, o que inclui a construção de hábitos alimentares saudáveis.

O documento também mostra como a seleção dos lanches que vão compor a alimentação da criança na escola deve ser bem pensada de forma que os alimentos forneçam energia e nutrientes suficientes para as atividades. São apresentadas 3 dicas essenciais:

  1. Orientar os pais e responsáveis a escolher um alimento de cada um dos grandes grupos alimentares (frutas e vegetais, alimentos à base de grãos e pães e alimentos fontes de proteínas como ovos e leite);
  2. Usar a criatividade oferecendo opções ou preparos diferentes de cada grupo alimentar;
  3. Dar preferência à água como bebida, evitando bebidas açucaradas e alimentos como salgadinhos, frituras, biscoitos recheados, balas e outros ultraprocessados.

O planejamento semanal dos lanches, a higienização dos alimentos e da lancheira, propriamente dita, são outras recomendações do e-book. Além disso, destaca-se a separação e armazenamento dos alimentos, mantendo-os conservados, frescos e íntegros durante o período que a criança estiver na escola.

Acesse o e-book clicando no botão abaixo:

  • DOWNLOAD

Cadastre-se e receba nossa newsletter