fbpx

Pirâmide Alimentar para pacientes com artrite reumatóide

Postado em 25 de março de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues

A pirâmide foi desenvolvida para um melhor manejo nutricional em pacientes com AR

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica e sistêmica, que afeta a cartilagem, ossos e articulações, especialmente as das mãos, sendo que o consumo alimentar do indivíduo tem impacto importante no desenvolvimento da doença.

A partir dessa informação, a intervenção dietética é altamente incentivada e recomendada, para o manejo de sintomas e prevenção de agravos da artrite, assim como prevenção e tratamento de possíveis comorbidades associadas a ela, como obesidade, diabetes e resistência à insulina.

Com tudo ainda há muitas dúvidas e divergências na literatura, sobre as recomendações nutricionais a serem adotadas para esses pacientes. Pensando nisso, uma revisão narrativa publicada pela revista Clinical Nutrition, teve como o objetivo avaliar as evidências científicas na abordagem dietética ideal para o seu manejo e produzir uma pirâmide alimentar para esses pacientes, trazendo de uma forma mais clara e visual a classificação dos alimentos a serem consumidos.

A pirâmide é dividida em alimentos que devem ser consumidos todos os dias, os que são recomendados a consumir semanalmente e no topo da pirâmide observa-se duas bandeiras, uma vermelha que representa alimentos não indicados como sal e açúcar, e outra verde que indica a suplementação, quando necessária, de vitamina D, ômega 3 e antioxidantes, como podemos ver seguir:

Os alimentos a serem consumidos todos os dias e suas respectivas porções são:

– 3 porções de grãos integrais

– 5 porções de frutas e vegetais, com destaque para frutas vermelhas e cítricas, e vegetais verdes folhosos

– 125ml de iogurte

– 200ml de leite desnatado

– 125 ml de vinho (se for da vontade do paciente)

– Azeite de oliva extra virgem

Alimentos que devem ser consumidos semanalmente:

– 3 porções de peixes e Carnes brancas

– 2 porções de leguminosas, ovos e queijos

– 1 porção por semana de carnes vermelhas e alimentos processados

Assim, esse instrumento ajuda profissionais da saúde a elaborarem orientações nutricionais mais adequadas a pacientes com AR e os pesquisadores esperam que os próprios pacientes tenham mais facilidade para escolher o que comer.

Referência

RONDANELLI, Mariangela; PERDONI, Federica; PERONI, Gabriella; CAPORALI, Roberto; GASPARRI, Clara; RIVA, Antonella; PETRANGOLINI, Giovanna; FALIVA, Milena Anna; INFANTINO, Vittoria; NASO, Maurizio. Ideal food pyramid for patients with rheumatoid arthritis: a narrative review. Clinical Nutrition, [S.L.], v. 40, n. 3, p. 661-689, mar. 2021. Elsevier BV.