Surpreenda-se com uma nova fonte de complementação de vitamina D, sobretudo para jovens
Na última década, observamos grande interesse em relação à deficiência de vitamina D na população geral, devido a sua alta prevalência e forte correlação com maior mortalidade geral, incluindo indivíduos com câncer e diabetes.¹-³ E esse interesse não é à toa, segundo dados da POF, 90% da população brasileira apresenta hipovitaminose D.
Em paralelo, há uma busca crescente por bons hábitos de vida, gerenciamento do stress, prevenção de doenças autoimunes e câncer, maior prática de exercício físico e maior preocupação com a qualidade alimentar e complementação necessária para uma vida saudável e longeva. E todos esses fatores podem estar relacionados a baixa vitamina D.
Suplementação de vitamina D: por que e para quem?
Os valores de referência para deficiência de vitamina D são objeto de debates contínuos em congressos e publicações. Já é sabemos que manter níveis mais elevados de vitamina D (30 à 60 ng/mL) está associado com a melhora da saúde global e qualidade de vida, uma vez que esse nutriente está diretamente correlacionado com a incidência das doenças e alterações.
Mas, o que seria um nível adequado para indivíduos saudáveis? E a população do chamado “grupo de risco”?
Para aprofundar e atualizar este tema, dr. Frederico Maia, médico endocrinologista pós-graduado em Medicina Esportiva e capacitado em Nutrologia Esportiva, nos traz um novo olhar holístico sobre as evidências científicas acerca da vitamina D e suas respectivas ações no organismo, indo além da saúde óssea.
Saiba mais clicando aqui
No eBook você vai encontrar:
- Tipos de vitamina D e seu metabolismo
- Hipovitaminose D, grupos de risco e técnicas de diagnóstico
- Valores de referência e atualização das diretrizes de suplementação
- Recomendação de suporte nutricional da vitamina D
- Relação da vitamina D com a saúde mental, imunidade, atividade física e seu papel como antioxidante
Referências:
- Holick MF. Vitamin D. N Engl J Med. 2007;357(3):26681.
- Maeda SS, Borba VZC, Camargo MBR, Silva DMW, Borges JLC, Bandeira F, et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq Bras Endocrinol Metab. 2014;58(5):411-33.
- Holick MF, Binkley NC, Bischoff-Ferrari HA, Gordon CM, Hanley DA, Heaney RP, et al.; Endocrine Society. Evaluation, treatment, and prevention of vitamin D deficiency: an Endocrine Society clinical practice guideline. J Clin Endocrinol Metab. 2011;96(7):1911- 30.
Observação: Material exclusivo para profissionais da saúde. Produto proibido para menores de 18 ano
Patrocínio:
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.