Nosso comportamento alimentar pode ser influenciado pela nossa microbiota intestinal?

Postado em 14 de novembro de 2014 | Autor: Alweyd Tesser

Sim. Alguns estudos apontam que há uma conexão entre os desejos alimentares e a composição da microbiota intestinal. 
 
Há muitos exemplos de bactérias que afetam o humor e o comportamento de seus hospedeiros. Cada componente da microbiota, e seus respectivos agrupamentos, têm se mostrado altamente dependentes da composição nutricional da dieta. Por exemplo, a Prevotella cresce melhor em carboidratos; fibras dietéticas proporcionam uma vantagem competitiva para Bifidobactérias e Bacteroidetes têm uma preferência por certas gorduras. 
 
Um estudo avaliou os metabólitos microbianos da urina de indivíduos que expressavam desejo ou indiferença por chocolate e constatou que, apesar de receberem dietas idênticas, os indivíduos dos dois grupos apresentaram metabólitos diferentes. Os pesquisadores concluíram que as preferências alimentares específicas podem ser influenciadas pelo microbioma intestinal, que por sua vez, pode ter consequências para a saúde a longo prazo. 
 
Existe também evidência de efeitos de microrganismos sobre o humor. Um estudo duplo-cego, placebo controlado randomizado, avaliou o humor de participantes que, durante um período de 3 semanas, ingeriram uma bebida contendo probióticos ou um placebo, diariamente. Humor e cognição foram avaliados no início do estudo e após 10 e 20 dias de consumo. Os autores constataram que aqueles que no início do estudo relataram tristeza/depressão relataram uma melhora no humor após a ingestão de probióticos. No entanto, essa melhora no humor não foi associada a um aumento da frequência de defecação.
 
Uma revisão que estudou a influência da microbiota no comportamento alimentar demonstrou que essa influência pode explicar os mecanismos envolvidos na obesidade e doenças associadas e sugere que uma maneira de mudar o comportamento alimentar seria intervindo em nossa microbiota.

 

Bibliografia

Benton D, Williams C, Brown A. Impact of consuming a milk drink containing a probiotic on mood and cognition. Eur J Clin Nutr. 2007;61(3):355-61.

Rezzi S, Ramadan Z, Martin FP, Fay LB, van Bladeren P, Lindon JC, et al. Human metabolic phenotypes link directly to specific dietary preferences in healthy individuals. J Proteome Res. 2007;6(11):4469-77.

Alcock J, Maley CC, Aktipis CA. Is eating behavior manipulated by the gastrointestinal microbiota? Evolutionary pressures andpotentialmechanisms. Bioessays. 2014;36(10):940-9.

Cadastre-se e receba nossa newsletter