Novidades marcam o tradicional Ganepão em 2012

Postado em 29 de junho de 2012 | Autor: Redação Nutritotal

Foram discutidos os recentes avanços e novas perspectivas da nutrição e o tratamento multimodal para o câncer durante o V Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer (CBNC), o tradicional Ganepão 2012 e o III International Conference of Nutritional Oncology (ICNO), nos dias 20 a 23 de junho de 2012, na cidade de São Paulo.

Nestes quatro dias de atividades científicas e didáticas foram integradas diferentes disciplinas de oncologia clínica, cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia intensiva com a nutrição clínica e terapia nutricional. Para isso, o evento contou com mais de 300 professores nacionais e 24 internacionais.

No primeiro dia de congresso os participantes lotaram o Teatro Raul Cortez para assistirem o simpósio sobre probióticos. Dr Dan Waitzberg deixou clara a contribuição dos probióticos na barreira intestinal, pois os probióticos colonizam a mucosa intestinal e dificultam o crescimento de micro-organismos patogênicos. Por isso, as pesquisas científicas têm encontrado que os probióticos podem melhorar ou prevenir doenças, incluindo doenças gastrintestinais, como constipação e diarreia, além de melhorarem a imunidade e alguns casos de alergia. O Dr Bruno Barreto demonstrou que probióticos na gravidez e lactação diminui a dermatite atópica e a rinite em crianças. Mencionou ainda que crianças nascidas de cesárea tem maiores riscos de desenvolverem asma. O professor Remy Meyer terminou esta seção explicando a importância do uso dos probióticos contra a disbiose intestinal, que é o desequilíbrio da homeostase da mucosa intestinal e que pode desencadear efeitos nocivos à saúde humana devido às mudanças qualitativas e quantitativas da microbiota intestinal.

No curso que abordou a terapia nutricional do câncer, a professora Raquel Torrinhas mostrou estudos publicados por sua equipe, em que a infusão de emulsão lipídica com ômega-3 em pacientes oncológicos submetidos à cirurgias gástricas demonstrou efeitos benéficos na melhora da função imune, principalmente quando os pacientes são desnutridos. Ainda nesta seção houve a discussão sobre o resveratrol, uva, suco ou vinho, em que a palestrante exibiu diversos estudos experimentais, epidemiológicos e clínicos, que têm revelado que o consumo leve a moderado de vinho, particularmente de vinho tinto, atenua o risco cardiovascular, cerebrovascular, além de efeitos na prevenção de câncer, especialmente câncer de pele. O curso deu continuidade com a palestra “Influência da EMTN (equipe multiprofissional de terapia nutricional) no tratamento nutricional do paciente com câncer”, em que foram ressaltadas a importância da implantação desta equipe para o estabelecimento de uma terapia nutricional especializada aos pacientes oncológicos.  Em seguida, o curso foi finalizado com as palestras sobre as “Novas abordagens e considerações da nutrição parenteral e enteral em câncer”, em que os palestrantes mostraram os níveis de evidências da Aspen (Sociedade Americana de Nutrição Enteral e Parenteral), Espen (Sociedade Europeia para Nutrição Clínica e Metabolismo) e Diten (Diretrizes Brasileiras em Terapia Nutricional).

A palestra sobre vegetarianismo levou em consideração que o uso de probióticos em vegetarianos aumenta a absorção de alguns nutrientes, por acidificar o meio e neutralizar alguns fatores anti-nutricionais. Posteriormente, o Dr Eric Slywitch exemplificou alguns alimentos fontes de prebióticos, como raiz de chicória, alcachofra de Jerusalém, aspargo, aveia, trigo, cevada, alho, alho poro, cebola, mel, batata yacon.

O Ganepão 2012 contou com algumas representações teatrais exclusivas para dar vida a alguns casos clínicos. Por isso, a sala do teatro foi pequena para abrigar os participantes que quiseram saber mais sobre o caso apresentado no Nutrition Science Investigation (NSI), em que foram condenadas as doutoras Cris Sarcopenia, Marília Caquexia, Lu Osteoporose e BelEstresse Oxidativo. Da mesma forma ocorreu com o Nutribunal, em que apresentou o clã de médicos da família Adams apresentando o caso sobre a nutrição enteral padrão e o estado inflamatório e imunológico do paciente crítico.

Para ilustrar o novo cenário da desnutrição hospitalar no mundo à luz do Nutrition Day foi separada uma seção exclusiva sobre o tema. Foi explicado que os objetivos principais do Nutrition Day são para melhorar o conhecimento do efeito da nutrição e alimentação no desfecho clínico dos pacientes internados, a fim de aumentar a consciência sobre as complicações relacionadas à desnutrição. Atualmente, existem diversos países participantes e no Brasil, este projeto tem o nome de NutriDia Brasil, sendo coordenado pela Dra. Maria Cristina Gonzalez, que explicou que a ideia básica é de que, em um único dia, tanto o paciente como o hospital sejam avaliados. Desta forma, não apenas se identifica o paciente desnutrido, mas também se tenta saber por que ele se desnutriu dentro do hospital e o que acontecerá com este paciente desnutrido depois de trinta dias.

No simpósio organizado em conjunto com a Federação Latino Americana de Nutrição Parenteral e Enteral (Felanpe), o pesquisador Luis Nin discutiu sobre a barreira/portal intestinal e o papel da nutrição enteral, em que mostrou os diversos estudos existentes demonstrando que a carência prolongada de alimentos na luz intestinal pode levar à atrofia de mucosa, com consequente rompimento da barreira mucosa e translocação bacteriana. Essas consequências podem ser cruciais para o paciente crítico, pois a translocação bacteriana e uma resposta inflamatória exacerbada podem levar a falência de múltiplos órgãos.

Por fim, a Dra Artemis Simopoulos destacou a importância de uma menor razão entre os ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 na redução do risco para o desenvolvimento de doenças crônicas inflamatórias, como o diabetes e o câncer. Ainda, dietas contendo os ácidos graxos ômega-3 podem diminuir a sensibilidade à insulina, síndrome metabólica, doença cardiovascular, dentre outras.

A área de exposição do congresso foi detalhadamente planejada e estavam presentes nomes expressivos da indústria alimentícia, conceituados laboratórios e empresas ligadas à nutrição e câncer, apresentando as novidades do setor.

Acompanhando o congresso ocorreu o XIV Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental, que ofereceu dois prêmios no valor de R$1.500,00 para os melhores trabalhos apresentados na forma de pôster de interesse científico e dois prêmios de R$1.750,00 para os melhores trabalhos apresentados na forma de tema livre, além de duas menções honrosas para cada modalidade de apresentação. Em conjunto houve o II Prêmio Kassab, que recebeu o apoio e a parceria da Sociedade Brasileira de Cancerologia, e que visou incentivar a produção de pesquisa científica no Brasil, na área de Nutrição e Câncer desenvolvida por profissionais de saúde.

Confira aqui os resumos de algumas palestras do Ganepão 2012

 

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter