O que é fator de risco?

Postado em 4 de agosto de 2006 | Autor: Camila Garcia Marques

Fator de risco é um termo estatístico utilizado para designar uma condição ambiental, característica, ou comportamento que aumenta a probabilidade da ocorrência de determinada doença. Por exemplo, fumo, idade, história familiar de determinados cânceres, hábito alimentar, obesidade, falta de exercício, entre outros são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer. Ou seja, indivíduos sadios, quando expostos a certas condições ou fatores de risco, podem adoecer.

Conhecendo os fatores de risco para determinados agravos à saúde é possível programar medidas de controle. Por isso, a mensuração do risco é realizada a partir da diferença do risco entre indivíduos expostos e não-expostos a determinado fator. Verifica-se, dessa maneira, a associação ou correlação entre a exposição a esse fator e um determinado efeito. Os cálculos utilizados para estimar as medidas de associação são: o risco relativo (RR) e o odds ratio (OR).

O RR expressa uma comparação matemática entre o risco de adoecer entre grupos de expostos e não-expostos a um determinado fator em estudo. Quando não se conhece o verdadeiro número de indivíduos que compõem os grupos de expostos e não-expostos, utiliza-se o OR.

Pergunta enviada pela leitora Ana Flavia de Oliveira.

 

Bibliografia

Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Disponível em:

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=13. Acessado em 3/08/06.

National Cancer Institute. US National Institutes of Health. Dictionary of Cancer Terms. Disponível em: http://www.cancer.gov/Templates/db_alpha.aspx?CdrID=45873. Acessado em 3/08/06.

Glossary of Terms in The Cochrane Collaboration 2005.

http://www3.interscience.wiley.com/homepages/106568753/glossary.pdf . Acessado em 3/08/06.

Waldman EA e Rosa TEC. Testando hipóteses. In: Vigilância em Saúde Pública: Para gestores municipais de serviços de saúde. São Paulo; Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998;volume 7:169-96.

Doria FU. Regressão ou correlação? In: Introdução à bioestatística: para simples mortais. São Paulo, Negócio Editora; 1999:124-7.

Cadastre-se e receba nossa newsletter