O que são tocotrienóis e quais são seus efeitos na saúde humana?

Postado em 24 de novembro de 2012 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

Os tocotrienóis pertencem à família da vitamina E, que apresenta quatro homólogos (alfa, beta, gama e delta). Apesar de o tocoferol ser o membro da vitamina E mais conhecido, pois o tocotrienol foi descoberto mais recentemente, o tocotrienol tem poder antioxidante maior do que o tocoferol.

Estudos demonstram que o tocotrienol pode inibir o dano oxidativo induzido por lípidos e proteínas de maneira mais efetiva. Além disso, o tocotrienol reduz a biossíntese de colesterol por degradação da enzima HMG-CoA redutase, enzima fundamental para a síntese de colesterol.

Pesquisas sugerem que os tocotrienóis possuem propriedades antidiabéticas, hipolipemiantes, antiaterogênica, reguladora da pressão arterial, neuroprotetora e anti-inflamatória, oferecendo proteção contra a doença de Alzheimer e de Parkinson. Os tocotrienóis também exercem propriedades anticâncer por meio de parada do ciclo celular, indução de apoptose e inibição da angiogênese.

Os tocotrienóis são encontrados no óleo de palma e de farelo de arroz, enquanto o girassol, amendoim, nozes, gergelim e azeite de oliva contêm apenas tocoferóis. Outras fontes naturais de tocotrienóis incluem o óleo de coco, manteiga de cacau, soja, cevada e germe de trigo.

Diversos estudos na literatura sugerem que o uso terapêutico dos tocotrienóis é promissor. Entretanto, muitos desses estudos ainda são pré-clínicos, in vitro e in vivo, sendo necessárias mais evidências dos seus benefícios em seres humanos.

Leia mais

Descoberto gene relacionado com nível sanguíneo de vitamina E

Recomendação de vitamina E

 

Bibliografia

Wong RS, Radhakrishnan AK. Tocotrienol research: past into present. Nutr Rev. 2012;70(9):483-90.

Bardhan J, Chakraborty R, Raychaudhuri U. The 21st century form of vitamin E – tocotrienol. Curr Pharm Des. 2011;17(21):2196-205.

Cadastre-se e receba nossa newsletter