Os suplementos que inibem a absorção de carboidratos e lipídios promovem a perda de peso?

Postado em 14 de dezembro de 2012 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

Os suplementos que impedem a absorção de carboidratos/amido ou lipídios reduzem a quantidade de energia absorvida a partir dos alimentos e são frequentemente utilizados como aliados no processo de emagrecimento.

Dentre os bloqueadores de carboidratos/amido, o produto mais comum é um inibidor da alpha-amilase, Phaseolus vulgaris, extraída do feijão branco. Entretanto, apenas dois estudos clínicos randomizados avaliaram o uso desse componente em humanos. Um deles verificou que a suplementação de 445 mg/dia de Phaseolus vulgaris, durante trinta dias e com controle de ingestão energética de 2000-2500 kcal por dia, reduziu 2,5 kg de massa gorda. Entretanto, outro estudo não encontrou nenhum efeito na redução do peso corporal com a suplementação de 1000 mg/dia, duas vezes ao dia, também durante trinta dias.

Os bloqueadores de lipídios, por sua vez, diminuem a quantidade de gordura absorvida. A quitosana, principal componente presente na maioria dos bloqueadores de gordura, é um polissacarídeo do tipo celulósico extraído do exoesqueleto de crustáceos marinhos, em que cada grama de quitosana impede a absorção de 4-6g de gordura.

Ao contrário dos bloqueadores de amido, a quitosana tem sido extensamente estudada como um aliado no emagrecimento. No entanto, a evidência de que a quitosana irá resultar em perda de peso clinicamente significativa é mínima. A primeira metanálise publicada foi em 2005, que reuniu os resultados de 14 estudos clínicos que suplementaram em média 3,7 g/dia de quitosana com duração média de 8,6 semanas. Eles verificaram que a suplementação produziu uma maior perda de peso (1,7 kg) do que no grupo placebo. No entanto, a maioria desses estudos associou a suplementação de quitosana com dieta hipocalórica, e quando a suplementação foi analisada isoladamente, no entanto, a perda de peso foi reduzida para 0,88 kg. Em 2008, outra metanálise, publicada no grupo Cochrane, também descobriu que a quitosana resultou em uma perda de peso maior do que no grupo do placebo, mas concluiu que a maioria dos estudos não foram bem conduzidos, sendo eles de curta duração e com pequeno número de indivíduos. A perda de peso na média de 0,8 kg nos estudos com duração superior a 4 semanas  foi atribuída à quitosana.

Diversos autores concluem que tanto os inibidores de absorção de carboidratos quanto de lipídios tem capacidade limitada para produzir efeitos significativos no emagrecimento de indivíduos com excesso de peso e obesidade.

Leia mais:

O que são os suplementos queimadores de gordura?

Os fitoquímicos podem reduzir a adiposidade?

 

Bibliografia

Manore MM. Dietary supplements for improving body composition and reducing body weight: where is the evidence? Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2012; 22(2):139-54.

Celleno L, Tolaini MV, D’Amore A, Perricone NV, Preuss HG. A Dietary supplement containing standardized Phaseolus vulgaris extract influences body composition of overweight men and women. Int J Med Sci. 2007;4(1):45-52.

Jull AB, Ni Mhurchu C, Bennett DA, Dunshea-Mooij CA, Rodgers A. Chitosan for overweight or obesity. Cochrane Database Syst Rev. 2008;(3):CD003892.

Cadastre-se e receba nossa newsletter