fbpx


Papel da sarcopenia no prognóstico de idosos com Linfoma de Hodgkin

Postado em 8 de julho de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues | Tempo de leitura: 3 min

O estudo foi realizado com idosos recém-diagnosticados com Linfoma de Hodgkin

sarcopenia linfoma de hodgkin O Linfoma de Hodgkin clássico (LHC) é uma doença grave que afeta o sistema linfático e atinge cerca de 100.000 pessoas anualmente. Essa condição é mais comum em indivíduos do sexo masculino e apesar de ocorrer em todas as idades, em indivíduos idosos é uma condição rara.

Devido a menor prevalência em idosos, o seu tratamento ainda é escasso e, quando associado ao diagnóstico de sarcopenia, o prognóstico nesse público pode se tornar ainda pior.

Com poucos recursos na literatura relacionando o papel da sarcopenia em idosos com Linfoma de Hodgkin clássico, foi desenvolvido um estudo multicêntrico retrospectivo entre janeiro de 2006 a dezembro de 2018, para investigar a prevalência de sarcopenia em pacientes idosos com Linfoma de Hodgkin e avaliar o impacto do estado sarcopênico na sobrevida desses pacientes.

Foram incluídos 154 indivíduos em idade média de 71 anos, recém-diagnosticados com LHC. Os pacientes realizaram uma avaliação geriátrica e tomografia computadorizada (TC) antes de qualquer tratamento. Para diagnóstico de sarcopenia, foi considerado o índice do músculo esquelético (SMI, cm2 / m2) avaliado por TC. Também foi medida a sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG) para analise de desfechos clínicos.

Os pesquisadores observaram que dos 154 avaliados, 27 indivíduos foram diagnosticados com sarcopenia (35%). As taxas de SLP e SG em 5 anos de análise foram de 53% e 65%, respectivamente, sendo a sobrevida significativamente menor em pacientes sarcopênicos do sexo masculino quando comparados aos não sarcopênicos (PFS 31% vs. 61%, P  = 0,008; OS 51% vs. 74%, P = 0,042). Além disso, os pesquisadores observaram também que a fragilidade funcional foi um fator importante para prognóstico adverso em ambos os sexos.

Com os resultados, os pesquisadores concluíram que o diagnóstico prévio de sarcopenia em indivíduos com LHC e inclusão da avaliação funcional poderia ajudar no rastreamento dos pacientes com uma maior probabilidade de ter um prognóstico adverso, auxiliando da tomada de decisão sobre o melhor tratamento a ser ofertado.

Referência

Zilioli VR, Albano D, Arcari A, Merli F, Coppola A, Besutti G, Marcheselli L, Gramegna D, Muzi C, Manicone M, Camalori M, Ciammella P, Colloca G, Tucci A. Clinical and prognostic role of sarcopenia in elderly patients with classical Hodgkin lymphoma: a multicentre experience. J Cachexia Sarcopenia Muscle. 2021 Jun 11.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter