Envelhecer e ter longevidade é a mesma coisa? Muita gente acredita que sim, mas a verdade é que esses termos representam formas diferentes de encarar o passar dos anos e chegar a terceira idade.
Antes de mais nada, precisamos lembrar que o processo de envelhecimento é inevitável e já discutimos aqui os motivos pelos quais profissionais da saúde devem entender sobre esse processo fisiológico da vida.
Mas, é fato, você pode chegar aos 60 anos bem e saudável, processo definido como senescência, ou acompanhando de uma lista de doenças, o que chamamos de senilidade, processo que são reflexos das nossas escolhas ao longo da vida.
É possível ter longevidade?
Para ter um belo exemplo do que é enfrentar o envelhecimento através da ótica da senescência, te convido a assistir a discussão de caso de uma paciente de 97 anos, acompanhada pela equipe de nutrição clínica da Sodexo On-site.
Características dessa paciente:
– Diagnóstico: Vasculopatia Venosa crônica
– Ausência de comorbidades associadas
– Não utiliza nenhum medicamento
– Estado nutricional de eutrofia
– Exames laboratoriais normais
No vídeo, as nutricionistas Ana Cristina Ambrosio, da Sodexo On-site, e Natália Magalhães, do Ganep Educação, discutem as particularidades do caso e os fatores de história clínica que contribuíram para que essa senhora chegasse aos 97 anos ainda tão saudável.
Além disso, elas apresentam estratégias que podemos adotar nas nossas vidas e orientar os nossos pacientes jovens para que tenhamos bastante longevidade, além de apresentarem as principais recomendações nutricionais para idosos, de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais.
Veja outros conteúdos produzidos em parceria com a Sodexo On-site:
- Alergias aumentam o risco de anemia em crianças
- Manual prático de consistência das dietas hospitalares
- Importância do acompanhamento nutricional para pacientes com mieloma múltiplo
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.