>


Envelhecimento e Longevidade: atuação do Nutricionista

Postado em 1 de março de 2023

Envelhecer e ter longevidade é a mesma coisa? Muita gente acredita que sim, mas a verdade é que esses termos representam formas diferentes de encarar o passar dos anos e chegar a terceira idade.

Antes de mais nada, precisamos lembrar que o processo de envelhecimento é inevitável e já discutimos aqui os motivos pelos quais profissionais da saúde devem entender sobre esse processo fisiológico da vida.

Mas, é fato, você pode chegar aos 60 anos bem e saudável, processo definido como senescência, ou acompanhando de uma lista de doenças, o que chamamos de senilidade, processo que são reflexos das nossas escolhas ao longo da vida.

É possível ter longevidade?

Para ter um belo exemplo do que é enfrentar o envelhecimento através da ótica da senescência, te convido a assistir a discussão de caso de uma paciente de 97 anos, acompanhada pela equipe de nutrição clínica da Sodexo On-site.

Características dessa paciente:

– Diagnóstico: Vasculopatia Venosa crônica

– Ausência de comorbidades associadas

– Não utiliza nenhum medicamento

– Estado nutricional de eutrofia

Exames laboratoriais normais

No vídeo, as nutricionistas Ana Cristina Ambrosio, da Sodexo On-site, e Natália Magalhães, do Ganep Educação, discutem as particularidades do caso e os fatores de história clínica que contribuíram para que essa senhora chegasse aos 97 anos ainda tão saudável.

Além disso, elas apresentam estratégias que podemos adotar nas nossas vidas e orientar os nossos pacientes jovens para que tenhamos bastante longevidade, além de apresentarem as principais recomendações nutricionais para idosos, de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais.

Veja outros conteúdos produzidos em parceria com a Sodexo On-site:

 

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter