>


Qual a relação entre microbiota intestinal e fito-hormônios?

Postado em 29 de janeiro de 2013 | Autor: Camila Garcia Marques

A isoflavona é um exemplo de fitohormônio presente na soja. Sua estrutura é composta por grupos fenólicos conjugados com açúcares. Esta forma conjugada é conhecida como heterosídeo e possui uma ligação betaglicosídica. Quando o metabólito encontra-se sem o açúcar é chamado de aglicona, sendo frequentemente denominado de forma livre. Para tornar o flavonoide em sua forma livre é preciso quebrar a ligação betaglicosídica, que, só pode ser quebrada pela enzima beta-glicosidase, que os humanos não possuem. Contudo, bactérias comensais da microbiota intestinal a possuem, o que as permite liberar a aglicona, melhorando a sua absorção intestinal.

 

A suplementação, in vitro, de Lactobacillus so; Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei e Bifidobacterium e B. Longum incorporados em leite de soja aumentou a biconversão de glicosídeos para agliconas.

 

Mas, estes resultados ainda são controversos. Outro estudo que avaliou o efeito das isoflavonas do grão de soja em ratos obesos e diabéticos. Estes foram divididos em quatro grupos, sendo um com caseína, um segundo com caseína mais isoflavona; um terceiro com caseína, isoflavona e probióticos (L. acidophilus, L. casei e B. Bifidum) e o último com caseína e probióticos. Observou-se que os probióticos não potencializaram o efeito da isoflavona, e não houve diferença dos efeitos da isoflavona entre os grupos somente isoflavona e isoflavona mais probióticos.

 

Referências

Ali A.A, Velasquez MT, Hansen CT, Mohamed AI, Bhathena SJ. Effects of soybean isoflavones, probiotics, and their interactions on lipid metabolism and endocrine system in an animal model of obesity and diabetes. J Nutr Biochem. 2004;15(10):583-90.

Yeo SK, Liong MT. Angiotensin I-converting enzyme inhibitory activity and bioconversion of isoflavones by probiotics in soymilk supplemented with prebiotics. Int J Food Sci Nutr. 2010;61(2):161-81.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter