Qual o papel da carnitina no metabolismo energético?

Postado em 19 de abril de 2013 | Autor: Rita de Cássia Borges de Castro

A carnitina (3-hidroxi4-trimetilaminobutanoato) é um composto sintetizado pelo organismo e é fundamental para o transporte de ácidos graxos de cadeia longa (AGCL) através da membrana mitocondrial interna. Com isso, a L-carnitina, que é a forma ativa da carnitina, tem como principal função a geração de energia pela célula, por facilitar a oxidação e geração de adenosina trifosfato (ATP) a partir dos AGCL.

A síntese endógena da carnitina ocorre principalmente no fígado, rins e cérebro, a partir de dois aminoácidos essenciais: lisina e metionina. Para sua síntese é necessária a presença de ferro, ácido ascórbico, niacina e vitamina B6. Entretanto, a carnitina também pode ser obtida pelos alimentos de origem animal, principalmente a carne vermelha e os derivados do leite.

A carnitina é direcionada preferencialmente para o coração e músculo esquelético para exercer suas funções no metabolismo energético. Quando o organismo necessita de energia a partir dos lipídios, há liberação de hormônios que promovem a lipólise, com o objetivo de quebrar as moléculas de triacilglicerois em ácidos graxos e glicerol livres. Esses ácidos graxos livres, particularmente os AGCL, chegam ao citoplasma da célula e se unem a uma molécula de coenzima A, formando acil-coA. A molécula formada necessita da carnitina para atravessar a membrana da mitocôndria formando um novo complexo, a acil-carnitina + coA. A formação desse complexo permite a entrada dos AGCL na mitocrôndia por meio da interação com diversas enzimas nesse processo, favorecendo a oxidação dos lipídios e a geração de energia.

Leia mais:

Carnitina metabolizada erroneamente por bactérias intestinais promove aterosclerose

L-carnitina melhora padrão hematológico em pacientes com hepatite C

O que são os suplementos “queimadores de gordura”?

 

Bibliografia

Gomes MR, Tirapegui J. L-carnitina, cromo, vanádio e atividade física. In: Tirapegui J. Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2012. p. 199-205.

Marcovina SM, Sirtori C, Peracino A, Gheorghiade M, Borum P, Remuzzi G, Ardehali H. Translating the basic knowledge of mitochondrial functions to metabolic therapy: role of L-carnitine. Transl Res. 2013;161(2):73-84.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter