Qual o tipo de alimento ideal para se adicionar probióticos?

Postado em 11 de maio de 2016 | Autor: Tatiana Olivato Carvalho

 

 

O leite e seus derivados são os alimentos ideais para a adição de probióticos, por se caracterizarem como meio de cultura preferencial para o crescimento desses microorganismos. As bifidobactérias, por exemplo, utilizam como substrato a lactose e a galactose (açúcares naturalmente presentes no leite) em seu metabolismo, o que favorece seu desenvolvimento. O resultado final é um produto de qualidade, quanto a textura e a viabilidade dos probióticos.

 

A adição dos probióticos nestes produtos os caracterizam como alimentos com benefícios terapêuticos (veja texto sobre os efeitos benéficos causados pelas bifidobactérias), além de os probióticos se caracterizarem como agentes biotecnológicos, melhorando as características do produto por reduzir sua acidez.

 

 

Porém, alguns fatores podem dificultar a sobrevivência dos probióticos nos produtos lácteos, como crescimento lento de bifidobactérias no leite, interação entre espécies e práticas de inoculação e condições de estocagem. Sendo assim, as indústrias devem selecionar cuidadosamente as cepas utilizadas e monitorar rigorosamente o processo de fabricação (controle dos produtos com relação ao pH, temperatura e metabolismo dos microorganismos), para que o produto final seja de sabor agradável e com quantidade viável de probióticos.

 

 

Bibliografia

Zacarchenco PB, Massaguer-ROig S. Avaliação sensorial, microbiológica e de pós-acidificação durante a vida-de-prateleira de leites fermentados contendo Streptococcus thermophilus, Bifidobacterium longum e Lactobacillus acidophilus.

Ciênc. Tecnol. Aliment.. 2004;24(4):386-393.

Vinderola CG, Prosello W, Ghiberto D, Reinheimer JA. Viability of probiotics (Biidobacterium, L. acidophilus e L. casei) and non probiotic microflora in Argentinian fresco cheese. Journal Dairy Science. 2000;83(9):1905-1911.

Vinderola CG, Bailo N, Reinheimer J.A. Survival of probiotic microflora in Argentinian yoghurts during refrigerated storage. Food Research International. 2000;33(2):97-102.

Thamer KG, Penna ALB.Caracterização de bebidas lácteas funcionais fermentadas por probióticos e acrescidas de prebiótico. Cienc Tecnol Aliment. 2006;26(3):589-595.

Cadastre-se e receba nossa newsletter