Estudo publicado no The Journal of Nutrition sugere que a necessidade de proteína dietética de homens idosos determinada pela técnica de indicador de oxidação de aminoácido (IAAO) é maior do que a atual necessidade média estimada.
Rafii e colaboradores avaliaram 6 homens com mais de 65 anos. Cada um foi testado sete vezes com a ingestão proteica variando de 0,2 a 2,0 g/kg/dia em ordem aleatória, num total de 42 avaliações. As dietas forneceram energia em 1,5 vezes o gasto energético de repouso e foram isocalóricas.
A proteína foi consumida de hora em hora durante oito horas na forma de uma mistura de aminoácidos com a composição da proteína do ovo e com a L-[1-13C] fenilalanina como o aminoácido indicador. A necessidade média de proteína do grupo foi determinada pela aplicação de uma análise de regressão de efeitos mistos de ponto de mudança.
A Necessidade Média Estimada (EAR, do inglês Estimated Average Requirement) de proteína foi de 0,94 g/kg/dia e a Ingestão Dietética Recomendada (RDA, do inglês Recommended Dietary Allowance) foi de 1,24 g/kg/dia, para os homens estudados. Os autores afirmam que o resultado encontrado não foi diferente dos valores publicados utilizando o mesmo método em homens jovens e mulheres mais velhas.
Atualmente, a EAR de adultos, incluindo homens mais velhos, para proteínas é de 0,66 g/kg/dia e a RDA, de 0,80 g/kg/dia. Estes valores são baseados em dados de balanço de nitrogênio analisados por regressão monolinear.
“As atuais recomendações de ingestão alimentar de proteína para adultos mais velhos parecem estar subestimadas em 30%”, concluem os autores. “Estudos de longo prazo devem ser conduzidos para validar estes resultados”, afirmam.
Referência (s)
Rafii M, Chapman K, Elango R, Campbell WW, Ball RO, Pencharz PB, et al. Dietary Protein Requirement of Men >65 Years Old Determined by the Indicator Amino Acid Oxidation Technique Is Higher than the Current Estimated Average Requirement. J Nutr. 2016 [Epub ahead of print]