fbpx


Risco de sarcopenia em pacientes com doença renal crônica

Postado em 8 de maio de 2018 | Autor: Marcella Gava

A sarcopenia é definida como o declínio da massa e função do músculoesquelético relacionado à idade, levando à fragilidade, incapacidade,hospitalização e morte. Estudo conduzido por Ishikawa teve como objetivocompreender os fatores de risco para sarcopenia em pacientes com doença renalcrônica não dialítica (DRCND), com foco nas drogas utilizadas nessetratamento. 

Foi realizado um estudo de coorte com pacientes que faziam tratamentoambulatorial em uma clínica de nefrologia. Foram colhidas informações sobremedicamentos em uso, doenças associadas, fraturas, atividade física etabagismo. Foram realizadas medidas antropométricas, como PCT, CB, AMB, forçade pressão palmar (FPP) e velocidade de marcha. A composição cosporal foiavaliada por DEXA. Foram colhidas, também, amostras de sangue e de urina.

Participaram do estudo 260 pacientes maiores de 65 anos. Destes, 35,8%apresentaram sarcopenia diagnosticada pela FPP e velocidade de marcha. Quando odiagnóstico foi feito por baixa massa muscular através de DEXA, essaporcentagem subiu para 57,3%. Quando cruzados os dois critérios de avaliação, aprevalencia foi de 25%.

O numero de indivíduos utilizando qualquer tipo de diurético foi maior nogrupo sarcopenia, e quando estes diuréticos foram separados por classes, aproporção de indivíduos tratados com diuréticos de alça foi maior no gruposarcopênico. Foram também associados à sarcopenia: idade, IMC, taxa defiltração glomerular, presença de DM, uso inibidores de xantina oxidase, razãoproteina-creatinina urinária ≥ 0,5g/gCR,hemoglobina, PCR e hábitos de exercícios físicos.

Com isso, os autores concluiram que a prevalência de sarcopenia empacientes com DRCND foi alta e o uso de diuréticos, particularmente diuréticode alça, foi sugerido como fator de risco para sarcopenia. Embora os diuréticosde alça sejam comumente usados em pacientes com DRC, pode ser necessárioconsiderar o risco para essa utilização.

 

Referência:

Ishikawa S et al. Loop
diuretics are associated with greater risk of sarcopenia in patients with
non-dialysis-dependent chronic kidney disease.
PLoS One. 2018 Feb 15;13(2).

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter