Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine sugere que pacientes com diabetes tipo 2 (DM2) com sobrepeso ou obesidade eram mais propensos a serem hospitalizados por doenças cardiovasculares, no entanto, aqueles com excesso de peso, mas não obesidade, apresentaram menor risco de mortalidade.
Com o objetivo de avaliar a relação entre o índice de massa corpórea (IMC) e o prognóstico clínico de pacientes com DM2, Constanzo e colaboradores incluíram 10.568 indivíduos que não apresentavam doença cardiovascular conhecida no início do estudo e os acompanharam por um prazo de 10,6 anos. Informações sobre mortalidade por todas as causas e sobre a ocorrência de morbidade cardiovascular (síndrome coronariana aguda, acidente vascular cerebral – AVC e insuficiência cardíaca) foram coletadas.
A idade mediana foi de 63 anos e 54% dos pacientes eram do sexo masculino. Os resultados demonstraram que tanto os pacientes com sobrepeso (IMC ≥ 25 kg/m²) como aqueles com obesidade (IMC ≥ 30 kg/m²) apresentaram uma taxa mais alta de eventos cardíacos, tais como síndrome coronariana aguda e insuficiência cardíaca, em comparação aos pacientes que apresentavam peso normal (IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m2). Entretanto, apesar do grupo com sobrepeso apresentar aumento na taxa de eventos cardiovasculares, esse grupo apresentou um risco de mortalidade similar àquele apresentado por pessoas de peso normal.
“Apesar dos pacientes com sobrepeso apresentarem risco mais alto de eventos cardiovasculares, paradoxalmente, esse risco de maior morbidade não teve como consequência um aumento de risco de mortalidade”, concluem os autores. “Se a perda de peso pode reduzir o risco de mortalidade ainda é incerto. O paradoxo da obesidade é suscetível de várias interpretações que devem ser abordadas por novas pesquisas em vez de promover preconceitos sobre o IMC ideal. Estes resultados não devem desencorajar os pacientes de adotar um estilo de vida saudável”, afirmam.
Referência (s)
Costanzo P, Cleland JG, Pellicori P, Clark AL, Hepburn D, Kilpatrick ES, et al. The obesity paradox in type 2 diabetes mellitus: relationship of body mass index to prognosis: a cohort study. Ann Intern Med. 2015; 162(9):610-8.