>


Suporte nutricional multidisciplinar melhora qualidade de vida de idosos

Postado em 19 de novembro de 2015 | Autor: Alweyd Tesser

 

Um estudo publicado na revista Nutrition demonstrou que o apoio nutricional multidisciplinar em idosos em instituições de longa permanência para idosos e em assistência domiciliar apresenta efeitos positivos na qualidade de vida, força muscular e na saúde oral.
 
Trata-se de um estudo randomizado com duração de 11 semanas em que os participantes de uma instituição de longa permanência para idosos (ILP) e pacientes em assistência domiciliar foram divididos em dois grupos: controle (n=40) e intervenção (n=55). Os participantes do grupo controle foram acompanhados por um coordenador de nutrição. O grupo intervenção, além dos coordenadores de nutrição, recebeu suporte nutricional multidisciplinar.
 
O foco da intervenção estava no tratamento individual de fatores de risco nutricionais potencialmente modificáveis, envolvendo um fisioterapeuta, um nutricionista e um terapeuta ocupacional.
 
Os parâmetros avaliados foram qualidade de vida, o desempenho físico (ficar em pé por 30 segundos sem se apoiar), estado nutricional (através das medidas de peso e força de aperto de mão), higiene oral, incidência de quedas, internações hospitalares, mudança para ILP (para os participantes em assistência domiciliar) e mortalidade.
 
Os resultados demonstraram que, após 11 semanas, o grupo intervenção apresentou melhora na qualidade de vida (p=0,001), e melhora na saúde oral (p=0,021). Além disso, 47% dos participantes do grupo intervenção conseguiram ficar em pé por 30 segundos sem se apoiar, contra 17% do grupo controle. Não houve diferença significativa entre os grupos no peso e força do aperto de mão.
 
Houve uma diferença significativa na mortalidade: 2% no grupo intervenção e 13% no grupo controle (p=0,079).
 
“O presente estudo sugere um efeito positivo do suporte nutricional multidisciplinar na qualidade de vida de idosos em instituições de longa permanência e em cuidados domiciliares”, concluem os autores.
Referência (s)

Beck AM, Christensen AG, Hansen BS, Damsbo-Svendsen S, Kreinfeldt Skovgaard Møller T. Multidisciplinary nutritional support for undernutrition in nursing home and home-care: A cluster randomized controlled trial. Nutrition. 2015. [Epub ahead of print]

Cadastre-se e receba nossa newsletter