A Nutrição hospitalar é sempre um assunto bastante frequente no Ganepão, e este ano não foi diferente. No evento que aconteceu em formato híbrido de 8 a 11 de junho de 2022, foram várias as sessões que abordaram as várias facetas da Nutrição hospitalar, incluindo terapia de nutrição enteral e parenteral, avaliação nutricional, suplementação e abordagem multidisciplinar.
Umas das sessões de destaque reuniu profissionais da Sodexo que apresentaram os resultados de projetos realizados em suas unidades de trabalho, fruto de um concurso interno da empresa.
Foi uma verdadeira aula de como, com dedicação e trabalho em equipe, conseguimos melhorar a experiência dos nossos consumidores e ter bons resultados, não só na área hospitalar, mas também em serviços como a alimentação escolar.
Os trabalhos foram apresentados pelas nutricionistas Mariana Lucca de Assis, Leide Fernandes Cordeiro e Daniela da Silva Cornelius. Após as apresentações, as nutricionistas contaram para o Nutritotal alguns detalhes dos projetos.
Nutrição hospitalar e alimentação escolar: conheça trabalhos de sucesso
Começamos com a nutricionista Mariana, mostrando que não é apenas na área hospitalar que o trabalho dos nutricionistas da Sodexo tem dado bons resultados. Na escola em que atua, ela avaliou a “frequência de oferta de alimentos ultraprocessados e suas consequências na alimentação infantil”.
Durante o intervalo entre as aulas, a nutricionista observou os lanches que as crianças levavam de casa para a escola e notou um grande consumo de alimentos ultraprocessados, com destaque para biscoitos recheados, iogurtes, achocolatados, salgadinhos, sucos industrializados, pirulitos e gomas.
No trabalho ela destacou que “a educação alimentar das pessoas responsáveis pela preparação dos lanches das crianças é fundamental para reduzir o consumo de alimentos industrializados e aumentar a adesão por alimentos naturais e com o índice nutritivo elevado, reduzindo os riscos do desenvolvimento de doenças crônicas e criando hábitos saudáveis desde a infância”.
Na área hospitalar, a nutricionista Leide enfrentou a pandemia de perto. Em seu trabalho, apresentou a “Obesidade como fator agravante no tempo de internação de pacientes adultos com Covid-19”.
Analisando dados de prontuário de 964 pacientes admitidos no hospital com covid-19, ela observou que 75% deles estavam acima do peso, sendo que 39% foram diagnosticados com obesidade, condições associadas a maiores complicações da doença.
Dos pacientes que permaneceram mais de sete dias no hospital, 37% apresentavam sobrepeso e 40% obesidade. Entre aqueles que foram a óbito (n=97), 41% tinham sobrepeso e 22% eram obesos.
Por fim, a nutricionista Daniele apresentou o trabalho “Produção de shake proteico: aceitabilidade visando um melhor aporte proteico”, em que compartilhou a experiência da sua unidade ao realizar uma avaliação sensorial, aceitação e percepção dos pacientes, equipe multiprofissional e colaboradores da Unidade de Alimentação e Nutrição sobre a nova forma de apresentação dos módulos proteicos ofertados aos pacientes de um hospital de Porto Alegre/RS.
Assim como na maioria dos serviços de nutrição, o módulo proteico era oferecido em pó, para diluição em água ou em preparações pelo próprio paciente. A unidade passou, então, a oferecer o suplemento na forma de shake e elaborou um cardápio com vários sabores que variam ao longo da semana. Além disso, uma embalagem especial também foi adotada.
Essa mudança de apresentação aumentou muito a satisfação dos pacientes que necessitam do suplemento, 58% deles relataram ter ficado muito satisfeitos com o sabor do shake proteico.
O Nutritotal parabeniza as nutricionistas pelos projetos de sucesso.
Veja também:
Conduta Nutricional na academia metilmalônica
Manual prático de consistência das dietas hospitalares
Parceria:
Leia também
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Especialização em Obesidade, Emagrecimento e Saúde pela Unifesp. Experiência profissional em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Marketing Nutricional e Docência no Ensino Superior. Coordenadora do Nutritotal.