>


Uso da Gymnema sylvestre no controle da glicemia

Postado em 19 de agosto de 2021 | Autor: Marcella Gava | 3 minutos

O fitoterápico pode ser usado por pessoas com intolerância a glicose

Gymnema sylvestre no controle da glicemia

Intolerância a glicose está relacionada a um aumento do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, bem como de prevalência de doenças cardiovasculares, quando comparados a indivíduos normoglicêmicos.

Um estudo realizado por Martinez e colaboradores avaliou o efeito da administração de Gymnema sylvestre sobre o controle da glicemia, secreção de insulina e sensibilidade à insulina em pacientes com intolerância a glicose (IG).

Para isso, foi realizado um estudo clínico randomizado duplo cego com indivíduos entre 30 e 59 anos com diagnóstico de IG (glicemia após teste oral de tolerância a glicose – TOTG – de 2 horas entre 7,8 e 11,1 mmol/L). A intervenção durou 12 semanas, e os voluntários tiveram as informações coletadas no início e ao término do estudo. Foram avaliados peso e altura, IMC, circunferência da cintura, pressão sanguínea, TOTG, glicemia, triglicérides, colesterol total e frações. Os indivíduos receberam cápsulas orais contendo G. sylvestre (grupo intervenção) ou placebo. A ingestão orientada foi de 2 cápsulas ao dia (600mg/dia).

Fizeram parte do estudo 30 indivíduos, sendo 15 de cada grupo. Após a intervenção, no grupo que recebeu G. sylvestre houve uma redução significativa de TOTG, hemoglobina glicada, LDL, peso corporal e IMC, variáveis estas que não apresentaram alteração no grupo placebo. Em 46,7% dos indivíduos no grupo intervenção os valores de hemoglobina glicada voltaram a normalidade.

 

Gymnema sylvestre no controle da glicemia

Dessa maneira os autores concluíram que o uso de G. sylvestre reduziu os valores de TOTG, hemoglobina glicada e melhorou a sensibilidade a insulina, demonstrando assim um potencial como agente anti-obesidade e hipolipemiante.

 

Martinez LAG et al. Effect of Gymnema sylvestre Administration on Glycemic Control, Insulin Secretion, and Insulin Sensitivity in Patients with Impaired Glucose Tolerance. J Med Food 00 (0)  2020, 1–5. Gymnema sylvestre no controle da glicemia

Cadastre-se e receba nossa newsletter