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Dieta hipossódica: será que emagrece?

Postado em 13 de janeiro de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Entenda como funciona esse estilo de alimentação e seus benefícios

Ao iniciar uma nova dieta, é comum nos depararmos com uma mudança nos hábitos alimentares. Na low carb, como o nome sugere, os carboidratos acabam sendo menos consumidos. Na cetogênica, a quantidade de gordura é maior. E quanto à dieta hipossódica, será que ela emagrece mesmo apenas diminuindo o sal?

Antes de mais nada, é importante entender como é planejada uma dieta com menor teor de sódio. Todas as pessoas precisam do nutriente para o controle da pressão arterial e do volume sanguíneo, porém, a Organização Mundial da Saúde estima que a maioria da pessoas ingere cerca de duas vezes o nível máximo recomendado de sal diariamente.

Tal excesso pode acabar contribuindo para o aumento de casos de doenças do coração e serve de entrada para outros problemas de saúde. Por isso, a dieta hipossódica visa diminuir para menos de 2,3 g por dia a quantidade de sódio nos alimentos que serão ingeridos.

Mas afinal, a dieta hipossódica emagrece?

Moça temperando comida com sal

Imagem: Shutterstock

Apesar de ser comprovadamente benéfica para quem está cuidando da pressão arterial e da prevenção de doenças cardiovasculares, não existe um consenso científico a respeito do uso da dieta hipossódica para a perda de peso.

Por um lado, sabe-se que ela ajuda a reduzir a sensação de sede e a vontade de urinar, o que pode acabar afetando a retenção hídrica e, consequentemente, o peso. Porém, também é comprovado que diminuir apenas o sódio não afeta o metabolismo energético ligado ao emagrecimento saudável.

Ainda assim, vale consultar um nutricionista para te ajudar a regular as quantidades de sódio no seu dia a dia e acabar com a sensação de inchaço no organismo.

Teste: o que priorizar em uma dieta hipossódica

A seguir, preparamos um quiz baseado em estudos científicos para você descobrir se, no seu dia a dia, você acaba optando por ações que contribuem com uma alimentação com menos sódio:

1 – Ao comprar produtos no supermercado, você costuma ler os rótulos por completo?

A) confesso que não, acabo apenas olhando a data de validade

B) depende muito do produto

C) leio com atenção todos os rótulos, incluindo a lista de ingredientes

Leia também: 5 informações importantes para se ler nos rótulos de alimentos

2 – Ao temperar seu almoço, qual desses ingredientes não pode faltar?

A) molho inglês

B) um pouco de ketchup ou mostarda

C) ervas como manjericão e orégano

3 – Qual dessas fontes de laticínios você costuma consumir no seu café da manhã?

A) queijos em geral

B) manteiga

C) um copo de leite desnatado

4 – Para a hora da sobremesa, que tal:

A) uma fatia de bolo de chocolate

B) um picolé

C) uma fruta

Resultado:

Se você marcou mais vezes a alternativa A, é preciso tomar cuidado com a quantidade de sódio no seu dia a dia. Alimentos industrializados e processados costumam conter um alto teor do nutriente, inclusive em sobremesas.

Se você marcou mais vezes a alternativa B, está no meio-termo. Não são as piores opções para se consumir no dia a dia, mas precisam de moderação e cuidado. Ao consumir manteiga, prefira a versão sem sal, por exemplo. No caso do picolé, é melhor escolher um sabor à base de frutas.

Se você marcou mais vezes a alternativa C, você se atenta à quantidade de sódio no seu dia a dia e segue alguns dos cuidados priorizados pela dieta hipossódica.

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*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Salt reduction. World Health Organization, 2020.

Andrew M. et al. Sodium Intake and Health: What Should We Recommend Based on the Current Evidence? Nutrients, 2021.

Stephen P. et al. Effects of Sodium Reduction on Energy, Metabolism, Weight, Thirst, and Urine Volume. Hypertension, 2020.

Barbara O. et al. Patient education: Low-sodium diet (Beyond the Basics). UpToDate, 2021.

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