Do preparo ao acompanhamento, veja o que não pode faltar
Símbolo da gastronomia mineira, o pão de queijo é um alimento amado pelos brasileiros. Versátil por natureza, pode ser consumido do café da manhã ao lanche da tarde, com queijo, requeijão, manteiga, goiabada ou mesmo puro.
Sua origem vem do século XVIII e possui influências portuguesas e espanholas no processo de criação da massa. Para a base são utilizados polvilho, queijo e ovos, o preparo pode ganhar variações como bolos e até o famoso pão de queijo de frigideira, dependendo dos ingredientes acrescentados.
E para deixar a receita de pão de queijo mais nutritiva no seu dia a dia, que tal adotar algumas dicas saudáveis? Separamos quatro delas a seguir, baseadas em estudos científicos:
Conteúdo
4 dicas para deixar o pão de queijo mais saudável
Inclua mais fibras
Ainda no preparo da massa ou mesmo depois de pronto, você pode acrescentar fontes de fibras ao seu pão de queijo. A nossa recomendação é optar pelas sementes e grãos integrais, como a chia, o amaranto, o gergelim e a linhaça.
Além de facilitarem o trânsito intestinal, esses alimentos podem ser fontes de nutrientes à receita, como proteínas e ácidos graxos, necessários para os músculos e o sistema imunológico respectivamente.
Escolha o queijo adequado
Priorize a utilização de queijos com menor teor de sódio e gordura nas receitas. Ao invés de opções processadas como muçarela, utilize parmesão ralado na hora, queijo minas e serra da canastra. Você também pode optar pelo queijo vegano caseiro.
Confira também: as opções de queijo com menos gordura
Acompanhamentos leves
O mesmo vale para queijos que acompanham o pão de queijo. No lugar do requeijão, recheie o preparo com queijo cottage ou ricota, que são menos calóricos e mais proteicos.
Ao invés de embutidos como presunto e salame, experimente colocar cortes de carne caseiros, como frango desfiado, que são mais saudáveis e possuem menor teor de sódio, especialmente para quem tem problemas de pressão alta.
Para preparos doces, evite os ultraprocessados e prefira, com moderação, cremes, geleias e pastas caseiras. Confira algumas opções abaixo:
Método de cocção
A melhor saída ainda é o preparo convencional, ou seja, o que vai ao forno. Você pode testar, se preferir, o método de fritura a ar pela air fryer, que também é prático, mas que não mantém o mesmo valor nutricional do assado. Contudo, é contraindicado fritar o pão de queijo, pois nesses casos, os nutrientes são menos biodisponíveis.
Que tal conhecer mais curiosidades sobre o pão de queijo? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Flávia B. et al. Desenvolvimento e análise sensorial de pães de queijos acrescidos com sementes de chia ou linhaça. Research, Society and Development, 2020.
Lu H. et al. Study on quality characteristics of cassava flour and cassava flour short biscuits. Food Sci Nutr. 2020.
TBCA, 2020.
Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde, 2014. Acesso em jul. 2022.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.