5 dicas para manter uma alimentação saudável e equilibrada no final de ano

Postado em 15 de dezembro de 2016

Dezembro é um mês que renovamos nossas esperanças e refletimos nosso planejamento para o próximo ano. As comemorações e confraternizações fazem parte disso. Por isso, fica difícil escapar de mesas fartas com preparações deliciosas. Dessa forma, como podemos manter nossa alimentação saudável e equilibrada nessa época com tantas tentações? Buscamos a ajuda de nossa querida nutricionista Dra. Sonia Tucunduva Philippi para responder essa pergunta com 5 dicas.

Professora doutora associada da Universidade de São Paulo. Docente, Pesquisadora e Orientadora de alunos de Pós-Graduação, Pós-Doutorado, Iniciação Científica. Coordena e participa de Projetos de Pesquisa na área de Nutrição, Consumo Alimentar, Guias Alimentares, Transtornos Alimentares, DCNT, Tabelas de Alimentos, Informatização. É vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3.

Lembre-se que as festas são ótimos momentos para rever os amigos, colocar a conversa em dia, confraternizar. Não é hora só para comer e beber… circule, converse, tente não pensar “só” na comida e na bebida. Vamos às dicas:

  1. Nesta época de final de ano não faltam cardápios menos calóricos (saladas, frutas , carnes magras e frutos do mar). Afinal, nossas festas acontecem em pleno verão e não é preciso se fartar só com alimentos calóricos, tradicionalmente adotados em outros países que têm inverno com neve.
  2. Se você desconfia que o evento promete um cardápio espetacular, nas outras refeições do dia prefira alimentos leves, de forma a não sobrecarregar seu organismo. Faça escolhas inteligentes. Coma só aquilo que for realmente interessante. Não encha o prato, apenas prove pequenas quantidades.
  3. Se você tem um evento, procure comer antes alimentos saudáveis, para evitar ficar com muita fome e comer em excesso na festa. Se for possível lembre-se de mastigar bem e “não repetir”.
  4. Intercale as bebidas alcoólicas com muita água. Isso evita o excesso, a ressaca no dia seguinte e o consumo exagerado de calorias vazias. Segure sempre um copo com água se não quiser ser constantemente abordado. Reflita e decida sobre o limite do seu desejo tanto para as comidas como para as bebidas.
  5. Não abuse só porque é festa! Coma apenas aquilo que te apetece e deixe de lado o que não te desperta um “desejo irresistível”, mesmo parecendo muito bom. Mantenha a ansiedade de lado e não suba na balança no dia seguinte. Exercite-se um pouco mais nos dias de festa.

Aproveitem, comemorem e Boas Festas a todos!

Leia também