Realizar ou não o desjejum altera apetite, comportamento alimentar e qualidade do sono

Postado em 17 de setembro de 2018 | Autor: Marcella Gava

Estudo avaliou os efeitos do consumo do café da manhã ou da não realização do desjejum no apetite, em marcadores hormonais e neurais de apetite e saciedade, ingestão alimentar livre e medidas exploratórias da saúde do sono em jovens adultos. Para isso, foram selecionados 30 adultos jovens saudáveis e com peso normal e randomizados em um estudo cross-over. Eles foram divididos em grupo que realizava o café da manhã (BRAKFAST) e grupo que “pulava” essa refeição (SKIP). O grupo BREAKFAST era orientado a realizar o desjejum composto por 340 kcal (30g proteína / 36g carboidrato / 9g gordura). O grupo SKIP era orientado a somente ingerir água até as 12:00h. A qualidade do sono foi avaliada através de actigrafia, diários de sono, mensuração de cortisol para avaliação de ciclo circadiano, e sono durante os sete dias de intervenção. No sétimo dia, os participantes completavam um questionário sobre fome, saciedade, desejo de comer, consumo alimentar prospectivo (CAP), qualidade do sono e percepção de energia, colhiam amostras de sangue para meditação de grelina, PYYe Orexina. Realizaram, também, ressonância magnética de encéfalo a fim de identificar ativação neural em resposta a estímulo alimentar. Após seguir sete dias em um braço do estudo, foi realizado um período de “limpeza” de 3-7 dias e o indivíduo era, então, alocado no outro braço do estudo.

O grupo BREAKFAST apresentou diminuição na fome, vontade de comer, CAP e grelina, e aumento na saciedade e PYY em comparação com o grupo SKIP (p<0.05). O consumo do desjejum também reduziu a ativação neural do hipocampo, giro para-hipocampal e frontal, em relação ao grupo SKIP (p<0.01). O grupo BREAKFAST consumiu aproximadamente 20% menos calorias (±300kcal- p<0.05), principalmente decorrente de menor ingestão de lanches. A ingestão de proteína foi maior no grupo BREAKFAST que no grupo SKIP (p<0.05). A eficiência do sono associou-se positivamente às concentrações diárias de PYY (p=0.001) e negativamente à ingestão noturna e de alimentos ricos em gorduras e carboidratos (p<0.05 para ambos). O grupo BREAKFAST apresentou um tempo de sono menor, porém manteve sua eficiência igual ao grupo SKIP.

Com isso, os autores concluíram que o consumo do desjejum melhora o apetite, a saciedade, e a qualidade da dieta e pode auxiliar em alguns aspectos do sono em adultos jovens.

Referência:

Gwin JÁ &  Leidy HJ. Breakfast Consumption Augments Appetite, Eating Behavior, and Exploratory Markers of Sleep Quality Compared to Skipping Breakfast in Healthy Young Adults. Current Developments in Nutrition, 28 August 2018.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter