fbpx

Associação de dieta e atividade física é efetiva em mulheres pós-menopausa?

Postado em 15 de julho de 2019 | Autor: Marcella Gava

Segundo estudo dieta e atividade física tem impacto direto na qualidade da perda de peso em mulheres pós-menopausa

Estudo avaliou os efeitos da perda de peso com ou sem a prática de exercícios físico sobre a gordura abdominal em mulheres pós-menopausa.

243 mulheres entre 50 e 69 anos, saudáveis com sobrepeso ou obesidade (IMC 25 a 35kg/m²) foram divididas em três grupos: grupo dieta -GD (n=97), grupo dieta + exercício – GDE (n=98) e grupo controle (n=48). A perda de peso foi calculada para ser semelhante entre os grupos intervenção (5-6kg) e  foi obtida por restrição calórica (GD) ou menor restrição calórica associada ao exercício (GDE) durante 10-14 semanas. Gordura subcutânea abdominal e gordura intra-abdominal, gordura corporal total e a massa magra, peso e altura foram mensurados no início do estudo e após 16 semanas de acompanhamento.

Os participantes do GD perderam em média 4,9kg e do GDE 5,5kg. A perda de gordura corporal foi de 2,8% no GD e 4,4% no GDE, sendo significativamente maior neste último. Em relação ao grupo controle, o grupo GD perdeu massa magra enquanto o grupo GDE preservou a massa muscular. Comparando as medidas iniciais com as finais do estudo, as medidas de gorduras (gordura abdominal, subcutâneo abdominal e intra-abdominal) permaneceram estáveis no grupo controle e reduzidas significativamente em ambos os grupos de intervenção (p<0,001), sendo que a redução de tecido adiposo abdominal e subcutâneo abdominal também foi significativamente maior no GDE em comparação ao GD.

Com isso, os autores concluíram que uma perda de peso de 6-7% em mulheres saudáveis com sobrepeso/obesidade levou a uma redução na gordura subcutânea intra-abdominal e abdominal e que quando a perda de peso foi decorrente da combinação de redução calórica com exercício, as alterações de gordura subcutânea foram maiores que as geradas apenas por redução calórica, o que, no entanto, não ocorreu com a redução de gordura intra-abdominal.

Referência:

van Gemert et al. Effect of diet with or without exercise on abdominal fat in postmenopausal women – a randomised trial. BMC Public Health (2019) 19:174