fbpx


Associação do GLIM com mortalidade em idosos institucionalizado

Postado em 30 de novembro de 2020 | Autor: Marcella Gava

Força de preensão palmar, massa gorda, circunferência da panturrilha e circunferencia muscular do braço se associaram a mortalidade em 1 ano

A ferramenta de Iniciativa de Liderança Global sobre Desnutrição (GLIM) forneceu uma nova abordagem para o diagnóstico de desnutrição com base em uma série de critérios fenotípicos e etiológicos. O estudo então teve por objetivo avaliar se o critério GLIM, levando-se em conta múltiplas possibilidades de combinações dentro do critério fenotípico, associou-se com sobrevida em residentes de intiruição de longa permanência durante 1 ano de seguimento. Para isso eles incluiram e acompanharam indivíduos de três instituições como estas, residindo por no mínimo 6 meses nestas e sem nenhum episódio agudo de doença nos últimos 3 meses. Foram considerados diversos eventos que influenciariam o GLIM. Eles foram avaliados nutricionalmente pelo formulario MNA-SF e o criterio GLIM foi aplicado, sendo que para o diagnóstico de desnutrição pelo menos um critério fenotípico e um etiológico deveriam estar presentes.

Fizeram parte do estudo 464 indivíduos, com idade entre 61 e 108 anos, sendo que hipertensão arterial foi a doença crônica mais prevalente nestes (70,8%). De acordo com o MNA-SF, 74,6% dos participantes estavam em risco de desnutrição, sendo que destes 21,1% tiveram como critério etiológico a redução da ingesta alimentar (RIA) e 20,9% a inflamação por doença aguda (IDA). Durante o seguimento ocorreram 94 mortes, sendo analizado a associação destas com a desnutrição de acordo com o GLIM. GLIM baseado na IDA foi mais associado a mortalidade do que o baseado no RIA (p<0,001 vs p=0,018). Após ajuste por idade, sexo e índice Barthel, estar desnutrido de acordo com o GLIM baseado em IDA se associou a um aumento de 1,69 a 2,41 vezes a mortalidade, o que não foi observado no modelo baseado na RIA. Dentre os critérios fenotípicos, áreas abaixo da curva do IMC, força de preensão palmar, massa gorda, circunferência da panturrilha e circunferência muscular do braço se associaram a mortalidade em 1 ano.

Assim, o estudo descreve a associação de variações do modelo GLIM com mortalidade em 1 ano em residentes de lares de idosos. No entanto, estes dados sugerem uma alta heterogeneidade para cumprir os critérios do GLIM e a necessidade de encontrar pontos de corte personalizados e específicos para as populações estudadas.

Referência

Sanz-Paris et al. Prevalence of malnutrition and 1-year all-cause mortality in institutionalized elderly comparing different combinations of the GLIM criteria. Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, oct 2020.

Cadastre-se e receba nossa newsletter