>


Atividade do gene responsável pela obesidade, diminui com atividade física

Postado em 5 de maio de 2017 | Autor: Alweyd Tesser

Resultados de um estudo publicado na PLOS Genetics sugerem que ao se exercitarem os indivíduos podem sercapazes de atenuar em cerca de um terço os efeitos do gene FTO (fat mass andobesity associated) sobre seu índice de massa corporal (IMC).

O presente estudo estabeleceu a identificação devariantes genéticas cujos efeitos sobre a adiposidade são modificados pelaatividade física. Trata-se de uma metanálise de 60 estudos em 200.452 adultosde ascendência europeia (n = 180.423) ou outros (n = 20.029) que incluíram 2,5milhões de variantes genéticas. Vinte e três por cento dos indivíduos foramconsiderados fisicamente inativos, enquanto 77% foram considerados fisicamenteativos. Os autores avaliaram relações entre genes, atividade física, IMC,circunferência da cintura ou relação cintura-quadril.

Os resultados demonstraram que a atividade física estavaassociada a um enfraquecimento de 33% do efeito do gene FTO. No entanto, osautores observam que o mecanismo subjacente à sensibilidade do gene FTO para aatividade física permanece obscuro.

As análises não ajustadas para a atividade física nãoconseguiram encontrar outras variantes genéticas cuja atividade fosse sensívelao exercício, mas o ajuste para a atividade física identificou 11 novasvariantes genéticas relacionadas à obesidade, uma das quais foi enfraquecida ematé 71% nos indivíduos ativos em comparação aos inativos.

“Os resultados indicam que os futuros estudos dedescoberta de genes de obesidade devem levar em conta a atividade física eoutros fatores ambientais”, concluem os autores. “No entanto, um dos pontosfracos do estudo é que os participantes auto relataram seus hábitos deatividade física”, afirmam.

Os pesquisadores ressaltam que para identificar maisgenes cujos efeitos são amortecidos ou amplificados pela atividade física sãonecessários estudos maiores com medição mais precisa dos níveis de atividadefísica.

Referência

Graff M, Scott RA, Justice AE, Young KL, Feitosa MF,
Barata L, et al. Genome-wide
physical activity interactions in adiposity – A meta-analysis of 200,452
adults. PLoS Genet. 2017; 13(4):e1006528.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter