fbpx


Baixo consumo de carboidrato no primeiro trimestre de gestação pode aumentar o risco de diabetes gestacional

Postado em 18 de março de 2021 | Autor: Marcella Gava

A dieta low-carb foi associada a alto consumo de proteína animal ou vegetal.

O diabetes mellitus gestacional é uma complicação cada vez mais comum, que aumenta o risco para doença metabólica grave para a mãe e o bebê.

Este estudo teve como objetivo avaliar a associação entre dieta com baixa quantidade de carboidratos (low-carb – DLC) durante o primeiro trimestre de gestação e o risco de diabetes gestacional (DMG). Para isso, foram recrutadas mulheres gestantes de feto único, idade gestacional entre 6 e 14 semanas e sem doença metabólica. Foram coletados dados de diário alimentar de 3 dias, calculado o escore DLC, realizado o rastreio para DMG entre as semanas gestacional 24 e 28 e coletados dados demográficos e antropométricos.

O estudo contou com 1455 participantes, das quais 520 foram diagnosticadas com DMG. A idade média foi de 28,5 anos e o IMC pré-gestacional médio foi de 21 kg/m². As mulheres com DMG eram mais velhas e apresentaram maior IMC pré-gestacional. Entre as participantes, mulheres com perfil de dieta low-carb e dieta low-carb com alto consumo de proteína animal associaram-se positivamente com o risco de DMG de maneira significativa. Em mulheres com maior IMC pré-gestacional (≥24kg/m²) e história de DM na família, o escore DLC geral mostrou correlação positiva com DMG. O DLC om alto consumo de proteína animal se associou estatística e positivamente em participantes com menor idade (≤35 anos), menor IMC pré gestacional (≤24kg/m²), ausência de história de DM na família e menor atividade física.

Assim, os autores concluíram que uma dieta pobre em carboidratos (low-carb) à base de proteína e gordura animal durante o primeiro trimestre gestacional está positivamente associada ao risco de desenvolvimento de diabetes mellitus gestacional. Entretanto, uma dieta pobre em carboidrato, mas com alto consumo de alimentos de base vegetal não se associou com risco de DMG.

Referência

Dong A et al. A low-carbohydrate dietary pattern characterised by high animal fat and protein during the first trimester is associated with an increased risk of gestational diabetes mellitus in Chinese women: A prospective cohort study. Cambridge university press. Mar 2021.

Assine nossa newsletter: