Consequências da COVID-19 para crianças e adolescentes

Postado em 15 de dezembro de 2021

O isolamento social teve impacto direto no estilo de vida desses indivíduos

Covid-19 crianças e adolescentes

Depois de quase dois anos de pandemia de Covi-19, muitas foram as modificações provocadas pelo isolamento social, com destaque para o comportamento e a alimentação.

O bloqueio social teve influencia em adultos, idosos e, sobretudo em crianças e adolescentes, logo que, maiores períodos em casa impactaram na alimentação, na prática regular de atividade física e no tempo de sono, influenciando diretamente na saúde desses indivíduos.

E para entender melhor esse impacto, pesquisadores chilenos, desenvolveram um estudo, com o objetivo de examinar a influência do isolamento social promovido pela COVID-19 sobre a alimentação e estilo de vida de crianças e adolescentes, comprando com diretrizes intencionais.

Estudo populacional

Do dia 11 ao dia 26 de maio de 2021, os pesquisadores disponibilizaram em todas as redes sociais um questionário para os pais e responsável, em que perguntava: ‘’Como a pandemia de COVID-19 influenciou o comportamento alimentar e o estilo de vida de crianças e adolescentes um ano após o bloqueio no Chile?’’

O formulário tinha perguntas sobre o comportamento alimentar, sobre a frequência do consumo de certos alimentos como ultraprocessados e legumes e verduras, e a quantidade de refeição no dia e quais refeições eram realizadas, como café da manhã, almoço e janta.

Além disso, foi questionado o tempo de lazer, como tempo de tela, horas dormidas e sobre a frequência de atividade física, usando parâmetros encontrados em diretrizes.

O impacto na pandemia em adolescentes e crianças

Após 1083 repostas serem enviadas, os pesquisadores observaram que crianças em idade pré-escolar tinham uma maior adesão ao estilo de vida saudável, comparados a escolares e adolescentes, já que estes apresentava mais tempo de tela durante e após as refeições, alto consumo de alimentos ultraprocessados e maior horas dormidas.

Além disso, a quantidade de membros na família e o grau de escolaridade dos pais e responsável teve reflexo direto na adesão às recomendações de diretriz internacionais sobre hábitos saudáveis.

Conclusão

Por fim os pesquisadores concluíram que os resultados apresentados são preocupantes, pois reflete um possível desequilíbrio na adesão de hábitos saudáveis, impactando diretamente na saúde dos jovens.

Veja também: Impacto da pandemia por Covid-19 no bem-estar de lactantes

 

Referência

Bustos-Arriagada, E. et al. Feeding Behaviour and Lifestyle of Children and Adolescents One Year after Lockdown by the COVID-19 Pandemic in Chile. Nutrients 2021, 13, 4138.

Cadastre-se e receba nossa newsletter