Estudo comparou os dois modelos de restrição de macronutrientes e verificou qual é mais efetivo…
O estudo foi realizado na Inglaterra e contou com 2.424 mulheres
Imagem: Shutterstock
De origem multifatorial, mas principalmente associada a alimentação, sedentarismo e obesidade, a hipertensão (HAS) é uma das comorbidades mais prevalentes no mundo.
Devido a importância da alimentação consumida, a dieta DASH (Dieta de Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão) foi desenvolvida e tem sido recomendada como estratégia de tratamento para essa doença. Nesta dieta é preconizada a adoção de uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos integrais, peixes, nozes e laticínios com baixo teor de gordura, como forma de prevenir a HAS.
No entanto estudos preliminares mostram que além de prevenir e reduzir os sintomas da hipertensão, a dieta ainda teria efeitos contra eventos cardiovasculares, câncer e na obesidade, logo que, teria relação com redução do IMC nesses casos.
A fim de entender a relação um estudo britânico recente investigou os efeitos da dieta DASH na redução do IMC (Índice de Massa Corporal) e hipertensão, com enfoque na exploração das vias metabólicas relacionadas a esse declínio.
O estudo populacional
O recrutamento a partir dos inscritos no TwinsUK e incluiu 2.424 mulheres gêmeas, com idade média de 58 anos, hipertensas em uso de medicamentos anti-hipertensivos, sendo coletados dados de IMC, pressão arterial e ingestão alimentar por um período de 3 anos por meio de um Questionário de Frequência Alimentar (QFA).
Além disso, foi avaliada a adesão à dieta Dash a partir de um escore e identificado um painel de metabólitos associado à dieta e ao IMC.
A dieta DASH e sua ligação com o IMC
Foi se observado que o efeito da dieta DASH na hipertensão está associado diretamente com a redução do IMC das participantes, por aturem na mesma via metabólica, ou seja, a redução de peso promovida pela dieta está mais ligada com o controle da hipertensão do que a dieta em si.
Por fim, os pesquisadores ressaltam que essa descoberta pode trazer inúmeros benefícios na saúde global e influenciar recomendações dietéticas na prevenção da hipertensão, no entanto, novos estudos devem ser realizados para se ampliar e entender melhor essa relação.
Veja também: Questionário de frequência alimentar para pessoas com hipertensão
Referência
Louca, P, Nogal, A, Mompeo, O, Christofidou, P, Gibson, R, Spector, TD, et al. Body mass index mediates the effect of the DASH diet on hypertension: common metabolites underlying the association. J Hum Nutr Diet. 2021; 1– 9.
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal
Leia também
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal