Outros estudos demonstraram resultados positivos no aumento do tempo gestacional
As dietas low carb são comumente associadas à perda de peso, devido ao processo de cetogênese, no qual o organismo intensifica a lipólise (degradação de lipídeos) para obtenção de energia com o aumento de acetil-CoA. No público geral, para uma dieta ser cetogênica, é preciso que o consumo de carboidratos seja abaixo de 50 g/dia.
Em gestantes, no entanto, o processo é ainda mais intenso, não sendo necessário um consumo tão reduzido de carboidratos para que haja cetose. Estudos apresentam resultados obstétricos conflitantes sobre essa dieta, o que provoca um questionamento sobre a eficácia dela nesse período.
Para obter uma resposta mais concreta sobre a dieta low carb na gestação, uma pesquisa avaliou a ingestão diária de carboidratos absolutos (e não por porcentagem da dieta) por 380 gestantes obesas ou com sobrepeso que participavam de um estudo sobre diabetes gestacional, estando com 16 a 28 semanas de gravidez.
As gestantes que tinham um baixo consumo de carboidratos eram aquelas que consumiam cerca de 100 g por dia, enquanto as que tinham uma dieta padrão consumiam aproximadamente 183 g/dia.
Os desfechos obstétricos de gestantes com sobrepeso ou obesas demonstraram um aumento do tempo gestacional, cerca de 3 a 5 dias a mais, e um menor consumo de proteínas, gorduras e calorias em geral nas gestantes que consumiam uma dieta com baixo teor de carboidratos.
Esses resultados mostram que houve mudanças no ambiente metabólico materno que parecem convenientes para o feto manter-se ali por mais tempo. Outros estudos associam que um maior tempo de gestação influencia positivamente no desenvolvimento cognitivo das crianças.
No entanto, a pesquisa que trouxemos ressalta a necessidade de mais estudos para explorar com mais detalhes a relação encontrada e os efeitos a longo prazo na saúde do bebê.
Referência
Tanner, H.; Barrett, H.L.; Callaway, L.K.; Wilkinson, S.A.; Dekker Nitert, M. Consumption of a Low Carbohydrate Diet in Overweight or Obese Pregnant Women Is Associated with Longer Gestation of Pregnancy. Nutrients 2021, 13, 3511. https://doi.org/10.3390/nu13103511
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal
Leia também
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal